domingo, 23 de junho de 2013

Bons motivos pra trocar o carro pela bicicleta


Andar de bicicleta traz mais benefícios às pessoas do que é possível imaginar. 
Poupamos dinheiro, economizamos combustível, evitamos congestionamentos, tomamos sol, ficamos mais dispostos e com o corpo em forma, além de sermos mais "amigos" do planeta, pois não contribuímos para o aquecimento global. A prática do ciclismo se faz presente na vida das pessoas de várias formas, seja para curtir o lazer com a família no fim de semana, seja como prática de exercícios e até mesmo como meio de transporte. Segundo estudo da publicação Psychotherapy and Psychosomatics, divulgada em 2011, pedalar aumenta a disposição das pessoas em 20% e diminui a fadiga em 65%. Na saúde, o ciclismo é eficiente no metabolismo da gordura, define a musculatura das pernas e trabalha a resistência dos braços. No trânsito, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 8% dos brasileiros usam a bicicleta como transporte. Apesar de ser um número pequeno, estão crescendo as iniciativas que estimulam a prática. Em São Pulo, a prefeitura trabalha na ampliação das faixas de ciclovias.

Pedale, mas com segurança

Para quem pretende iniciar a prática do ciclismo, o ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana.

É indicado o uso de um tênis e equipamentos de segurança como capacete, luvas, sinalizadores e roupas coloridas. Também é indicado que a bicicleta tenha o guidão alto para evitar esforços na coluna. "O tronco precisa estar alinhado com o quadril, com uma leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. A altura ideal é quando se encosta apenas as pontas dos pés no chão", diz Tânia Fleig, fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.


(texto publicado no jornal vídeoimóvel News - junho de 2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário