domingo, 30 de junho de 2013

Trabalho emocional tem que dar resultado - André Lima


De vez em quando, ouço falar de pessoas que fazem trabalhos terapêuticos por anos e não conseguem sentir grandes resultados. Ainda mais quando se trata de trabalhos que utilizam métodos mais convencionais. Vejo terapeutas e clientes dizendo que é assim mesmo, que é demorado, que mudar é muito difícil e que os resultados são vistos apenas a longo prazo.


Eu tenho uma visão diferente. Trabalhos emocionais têm que dar resultado e não devem ser a longo prazo. Já nas primeiras sessões, é importante haver progressos significativos. A velocidade de mudança vai depender de alguns fatores: método que se utiliza; competência de quem utiliza o método; reação do cliente.

Se um terapeuta, mesmo que extremamente competente utilizar uma metodologia que por natureza produz poucos resultados, então, realmente o progresso será muito lento. Não há como ser diferente. Mas se é alguém competente utilizando uma ferramenta que comprovadamente traz bons resultados, a tendência é que o progresso seja rápido e consistente.

Existe ainda o fator individual que é a velocidade de resposta de cada pessoa. Isso sempre vai influenciar nos resultados. Há pessoas que respondem mais rápido e outras mais lentamente aos diversos tipos de técnicas e trabalhos terapêuticos. Cada ser humano tem suas particularidades e não podemos enquadrar a todos em um único modelo de resultado. Mas se você usa uma metodologia de resultados lentos em alguém que é extremamente sensível e receptivo a mudanças, ainda assim, o progresso será visto somente a longo prazo. 

O ideal é você utilizar uma metodologia que seja comprovadamente eficaz, com um profissional que tenha competência. Assim, as chances de progredir rapidamente serão enormes.

Nos trabalhos com a EFT  os resultados costumam ser muito expressivos desde o começo. Mesmo quando é feito com alguém com pouca experiência. Mesmo em iniciantes que acabaram de aprender o método e o utilizam para a autoaplicação, sem qualquer auxílio de uma pessoas mais experiente. Isso ocorre porque a ferramenta é extremamente eficaz. A liberação de bloqueios através da EFT ocorre de uma forma tão simples e rápida que costuma gerar gratas surpresas.

Certa vez, no intervalo de um curso que ministrei em São Paulo, um aluno me procurou para relatar sua experiência. Logo no comecinho da aula ensinei a utilizar a técnica e pedi que cada um trabalhasse um sentimento incômodo. O aluno em questão escolheu trabalhar uma sensação ruim que havia ficado marcada depois uma experiência do passado que lhe provoca muito sofrimento. Já havia tratado esses mesmos sentimentos em diversas terapias diferentes. Já havia  gasto uma soma considerável de dinheiro tentando se libertar desse sofrimento. Eis que, com algumas rodadas de aplicação da EFT, o sentimento simplesmente dissolveu por completo. Isso ocorreu em apenas alguns minutos.

Com esse resultado, o aluno teve uma mistura de reações: surpresa, perplexidade, e ao mesmo tempo, desconfiança pois não conseguia acreditar que algo tão intenso pudesse ser dissolvido tão rapidamente. Ele me contou que simplesmente não conseguia mais prestar atenção à aula por que ficava procurando a sensação ruim da lembrança e ela não estava mais presente. Parecia algo impossível pra ele. Surgiam perguntas e comentários em sua mente de forma incessante: "muito estranho que tenha sumido tão rápido! Não é possível! Gastei tanto tempo e dinheiro tratando isso e nunca senti esse alívio. Como pode ter acabado agora de uma forma tão simples, com uma técnica que parece tão boba??? Não dá para acreditar!"

Esse tipo de resultado rápido costuma ser bem comum quando aplicamos EFT. Isso acontece por que a técnica é bastante eficaz. Claro que sempre existem casos em que os resultados vão ser mais lentos, devido a uma série de fatores. Mas mesmo quando, para os parâmetros da EFT um resultado é considerado lento, a velocidade do progresso alcançado ainda costuma ser incomparavelmente maior do que a média de outros métodos. Em raríssimos casos, não se consegue qualquer resultado utilizando a EFT. Mas isso é a exceção, talvez menos de 2 ou 3 por cento das pessoas.

Existem crenças que dizem o seguinte: "as coisas têm que ser difíceis e conquistadas com suor; resultados rápidos não existem; se você demorou anos da sua vida para construir um determinado padrão emocional, então, não é possível que ele seja desfeito de forma rápida; mudança é sempre difícil e é algo lento". Mas quem disse que não há exceções? 

Sempre há formas melhores e mais rápidas de se obter resultados seguros e de qualidade, em qualquer área. Se o resultado é lento, é somente por que não se encontrou ainda uma forma ou método de ir mais rápido, ou já existe, mas a maioria ainda está utilizando algo que é conhecido, porém, pouco eficaz.

Quando ainda não existia avião, imagine o que aconteceria se alguém dissesse que um dia seria possível estar do outro lado do mundo, em apenas 24 horas? Essa pessoa seria chamada de louca, pois as viagens duravam meses e até anos de navio, cavalo, a pé...

É assim também nos trabalhos de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e terapias. Há técnicas que levam você para o seu destino a pé. Outras levam de carro. Algumas levam de avião. A EFT costuma levar a jato!

Por isso eu sempre falo para os meus clientes: trabalho terapêutico é para dar resultado expressivo a curto prazo. Se isso não acontecer, avalie bem e pense em experimentar outros métodos que você ainda não conhece. Passar meses ou anos da vida investindo e tendo um retorno pequeno no seu crescimento pessoal é uma perda de tempo. Permita-se ir em busca de coisas novas. Busque referências em pessoas que recebem trabalhos diferentes dos que você já conhece. 

Para facilitar o acesso aos benefícios da EFT, além de oferecer um manual gratuito da técnica para que todos possam baixar, aprender e se beneficiar, ministro palestras online também gratuitas ensinando a técnica a cada quinze dias mais ou menos. Baixando o manual, conforme indicado abaixo, você vai receber também os avisos dessas aulas.

Convite: Aula Online ao vivo (gr@atuita) - Eliminando a Culpa: Utilize este link

Aviso de Curso: Curso Online ao vivo de EFT - Eliminando a Autossabotagem:

Cursos Presenciais de EFT do Básico ao Avançado nas cidades de:
Brasília: Utilize este link
Belo Horizonte: Utilize este link

Estou também divulgando o III Simpósio de Saúde Quantica e Qualidade de Vida que será em São Paulo. Imperdível para todos os interessados em autoconhecimento e qualidade de vida. Veja as informações sobre o evento e inscrições (valor reduzidos por enquanto!):

Abraços


André Lima -  Face: Veja minha pagina no facebook
Twitter: @EFTBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário