segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Leia com Prazer: 125 anos de Agatha - Vivian Masutti


Morta em 1976, autora britânica Agatha Christie completa seus 125 anos de nascimento ainda viva na história da literatura

Conhecida como Dama do Crime, a britânica Agatha Christie, morta em 1976, completa, em setembro, 125 anos de nascimento. Mas, com mais de 80 livros publicados e uma legião de fãs, Agatha continua viva na história da literatura. Para se ter uma ideia, "O Caso dos Dez Negrinhos", seu romance mais vendido, é também um dos maiores best-sellers de todos os tempos, com 100 milhões de cópias.

Prova do reconhecimento da obra da britânica por aqui é que seus filhos (marginalizados por parte da crítica) ganharam em 2014 edição impecável, com boa tradução, da Globo Livros, além de versões de luxo da editora Nova Fronteira.

A maior importância da Agatha é agradar ao público de todas as idades e ser o primeiro livro de muita gente. Com mistérios intrigantes, ela é porta de entrada para a literatura. Eu e meus irmãos, Victor e Giulia, somos fãs e intercalamos leituras da autora com lançamentos. Afinal, ela é e sempre será fonte de inspiração. Vida longa a Agatha Christie (nome da nossa 'agathinha', uma linda e amada gata preta - aquela que dá sorte)!

Heróis queridos do público são marca registrada

Grande parte do sucesso de Agatha Christie se deve aos personagens extremamente carismáticos que criou. O principal é o detetive belga Hercule Poirot, comparado apenas ao lendário Sherlock Holmes. Extravagante, nada modesto e dono de um bigode peculiar, ele aparece em mais de 40 romances de Agatha. A preocupação da autora com a imagem de Poirot era tamanha que ela chegou a matá-lo no famoso "Cai o Pano" - para que ele não aparecesse em novas histórias após a sua morte. Outra que merece destaque é Miss Marple, velhinha sagaz que desvenda intrincados mistérios utilizando apenas sua sabedoria sobre a natureza humana.



(texto publicado na Revista da Hora de 16 de agosto de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário