segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Leia com Prazer: Um novo Sol - Vivian Masutti


Obra "Vá, Coloque um Vigia", da americana Harper Lee, a mesma de "O Sol É para Todos", é lançada no Brasil após sucesso nos EUA

Um livro que se passa em plenos anos 1950 está prestes a desbancar "Grey", nova produção da badalada série erótica do momento, "Cinquenta Tons de Cinza".

Além disso, a obra já se prepara para bater o recorde de vendas para uma história de ficção adulta, que era de "O Símbolo Perdido" (2009), de Dan Brown.

Trata-se de "Vá, Coloque um Vigia" (R$ 45, 350 págs.), o "romance perdido" da escritora americana Harper Lee, conhecida por "O Sol É para Todos", clássico de 1960 que virou filme.

Após virar best-seller lá fora, o livro será lançado no Brasil em outubro, pela José Olympio (Grupo Record), e está sendo traduzido por Beatriz Horta, que dá sequência ao trabalho de tradução da nova edição de "O Sol É para Todos".

Por Harper ser uma escritora pouco conhecida no Brasil (principalmente por causa do número limitado de obras que produziu), o livro não deve obter o mesmo sucesso do que nas livrarias americanas.

Mas a história é uma garantia de qualidade, em meio a vampiros e pornôs. Protagonizada por Scout, heroína do primeiro livro, a temática é semelhante à de "O Sol...", mas não está nem de longe desatualizada.

Sensível e polêmica para a época, a narrativa fala da luta pela igualdade racial, pelos direitos civis e contra o racismo incrustado na sociedade americana. Certamente muito mais recomendada do que toda a série de "Cinquenta Tons" junta.

Sucesso dos anos 1960 ganha nova tradução no Brasil

Com a boa aceitação de "Vá, Coloque um Vigia" no exterior, a editora José Olympio lançou uma nova tradução de "O Sol É para Todos" (R$ 45, 364 págs.), de 1960, que estava esgotado no país. Entre 2006 e 2013, a obra vendeu cerca de 5.000 exemplares. A edição deste ano, lançada em maio, já vendeu 10 mil. Clássico, o livro rendeu o importante Prêmio Pulitzer a Harper Lee em 1961. A recente tradução é assinada por Beatriz Horta, a mesma responsável pela tradução do novo "Vá, Coloque um Vigia".

Embora seja ambientada no começo da década de 1930, a história de "O Sol É para Todos" retrata uma questão ainda atual.

Na trama, que se passa em uma cidade americana do interior do Alabama, um advogado defende um homem negro, que vira alvo de racismo após ser acusado de estuprar uma mulher branca.

Considerada uma referência na luta pela igualdade, a obra é narrada pela filha do advogado, a sensível Scout.



(texto publicado na Revista da Hora de 2 de agosto de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário