sábado, 5 de março de 2016

Mitos sobre impressoras


Impressora não é um bicho de sete cabeças, porém, temos que saber lidar com ela

Quem é que não tem a necessidade de imprimir algo? Seja um boleto ou comprovante de pagamento, ou trabalho de escola, faculdade. Enfim, ter uma impressora é praticamente um pré-requisito tanto para utilização residencial ou em ambiente de trabalho. Saber como cuidar de sua impressora é de fundamental importância para garantir o seu bom funcionamento e durabilidade.

Para esclarecer sobre a melhor forma de utilizar esse equipamento, entrevistamos Paulo Leandro, analista de sistemas que atua na área de cartuchos de tinta e a laser para impressão há 17 anos. "Existem vários tipos de impressoras. As mais usuais são as de jato de tinta e as impressoras a laser. As do tipo jato de tinta têm uma cabeça de impressão que expele gotículas de tinta que secam no papel e formam as letras e as imagens. As do tipo a laser utilizam pó de toner, que são pequenas partículas que se fundem no papel, através de uma fusão quente, e assim geram as imagens também, porém muito mais rápidas do que as de jato de tinta", apresenta.

Paulo traça um paralelo de custo e benefício com relação aos dois tipos de impressoras, e compara o desempenho de ambas, pois escolher uma ou outra vai depender do número e qualidade de impressão que cada pessoa irá necessitar. "A impressora a jato de tinta e o cartucho são mais baratos, tornando seu investimento inicial menor, porém o custo por página é maior, porque o cartucho dura bem menos do que o de uma impressora a laser, por comportar menos tinta. A impressora a laser requer um investimento inicial maior, o toner para impressão também é mais caro, entretanto o custo por página é de três a quatro vezes menor, e a velocidade é bem maior do que uma a jato de tinta, realizando um número de impressões muito maior".

O analista de sistemas apresenta uma solução para o momento da substituição de cartuchos. "A maioria dos cartuchos pode ser recarregado, entretanto alguns fabricantes colocam uma espécie de trava para que o cartucho não possa ser recarregado, obrigando o consumidor a comprar um novo e original - mais caro. Uma opção é o cartucho compatíveis, muito semelhante ao original e praticamente com a mesma qualidade, porém não contém essa trava que os originais possuem. Além disso, é mais barato e vem com o dobro ou triplo de tinta dos originais".

A grande vantagem de um cartucho original é a garantia que a empresa dá pelo produto. "Hoje as principais marcas trabalham com uma média de dois anos de prazo de validade. Já os compatíveis, que são importados, levam certo tempo para chegar aqui no Brasil. Os recondicionados e recarregados duram até 12 meses e o problema deles é que já foram utilizados. Um cartucho que já fez duas ou três recargas tende a dar problema. O técnico tem capacidade de detectar se esse cartucho vai durar ou não, e indicar como deverá ser o uso desse cartucho: se é necessário esperar um pouco para utilizá-lo ou se pode ser aproveitado de imediato", finaliza.

Impressora não é um bicho de sete cabeças, porém temos que saber lidar com ela para que funcione da maneira mais adequada para cada necessidade. Uma manutenção preventiva anual nos modelos de jato de tinta para limpar o acúmulo de tinta ressecada e a limpeza dos resíduos de pó de toner nas impressoras a laser já é suficiente para ter o equipamento funcionando bem por anos. A tendência é que esses equipamentos venham a ter sistema Wi-Fi num futuro breve, trazendo a vantagem de imprimir de smartphones, celulares e notebooks sem conexão por fios.



(texto publicado na revista Bem+ Osasco edição 43 - ano VII - out-nov de 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário