sábado, 1 de outubro de 2016

Como funcionam os cartões telefônicos? - Cristina De Moraes


Existem três tipos. O Brasil utiliza, desde 1992, o chamado cartão indutivo, tecnologia totalmente desenvolvida em nosso país. "Ele contém uma série de células ligadas a microfusíveis, que correspondem aos créditos telefônicos. O sistema é conhecido como indução magnética: a leitura se dá pela corrente elétrica induzida nos circuitos da máquina leitora e do cartão. Esses circuitos são capazes de identificar os créditos, que são queimados um a um", afirma o engenheiro eletrônico Silvio Barbin, da USP. Não faltam vantagens ao cartão indutivo: imune a fatores externos como calor, umidade e campos magnéticos, pode ser inserido em qualquer posição e tem baixo custo de produção. Outros países usam o cartão a chip (é isso mesmo: com um microprocessador embutido) ou o cartão magnético, o mais comum de todos, que adota o mesmo processo de gravação das fitas cassete (uma  tarja com partículas metálicas).

Cartão magnético

Também usado em cartões de crédito, tem processo de gravação e de leitura igual ao das fitas cassete: uma faixa coberta de partículas metálicas. Dividida em três, essa tarja magnética pode armazenar 226 caracteres alfanuméricos.

Cartão a chip

Também chamado de smart card (cartão inteligente), tem as informações armazenadas dentro de um microprocessador, que é lido pelo terminal telefônico através de contato elétrico.

Cartão indutivo

Uma corrente elétrica cria um campo magnético na abertura onde o cartão é inserido. Isso induz outra corrente no circuito interno do cartão, queimando microfusíveis ligados às células do circuito. Cada queima corresponde a um crédito.



(texto publicado na revista Super Interessante edição 180 - setembro de 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário