sábado, 8 de outubro de 2016

Não deixe o esperado Black Friday virar Black 'Fraude'!



Tudo sobre o famoso evento de compras - novidades, lojas participantes, truques para se dar bem, cuidados a tomar... -, que este ano será dia 25 de novembro

O Black Friday, evento em que o comércio limpa estoques oferecendo grandes descontos, está sendo considerado pelos lojistas a data mais promissora do ano. Eles irão proporcionar boas ofertas para aproveitar o que talvez seja o principal momento de compras dos brasileiros, maior até que o Natal. Segundo os dados da Busca Descontos, grupo que trouxe o Black Friday para o Brasil e responsável pelo site oficial (blackfriday.com.br), os descontos devem começar em 30% - porque menos do que isso nem chama a atenção do consumidor - e podem chegar a 80%. Embora a campanha seja mais forte online, várias lojas físicas vão participar dela neste ano. Quer se dar bem nas compras do dia 25 de novembro? Saiba quais serão as novidades e confira nossas dicas de como evitar pegadinhas e garantir um bom negócio!

Novidades deste ano

Lista confiável

O site do evento, blackfriday.com.br, vai listar os endereços cadastrados no evento. "Só vão entrar lojas que se comprometem a fazer descontos reais e trazer ofertas diferenciadas para os clientes". As lojas listadas precisam autorizá-los a monitorar suas promoções e descontos.

Selo de qualidade

Depois de todas as queixas e fraudes de anos anteriores, o evento fez uma parceria com o Reclame Aqui. Assim, todas as reclamações que surgirem no dia da promoção serão analisadas em tempo real pela equipe do site, que irá derrubar os selos de confiabilidade que já estão disponíveis nas páginas das lojas no próprio Reclame Aqui. Ficou na dúvida se a oferta é confiável? Acesse reclameaqui.com.br e confira se ela tem ou não o selinho de qualidade Black Friday.

Preços na mira

Foi feita parceria com a Precifica, para monitorar o valor de vários produtos, como tablets, celulares e computadores, trazendo a evolução dos preços para o consumidor. Além disso, o site oficial do Black Friday disponibilizará de meia em meia hora um relatório com as melhores ofertas, trazendo os preços à vista e a prazo e informando se o produto ainda se encontra no estoque ou não.

Onde encontrar os melhores descontos

O setor do vestuário costuma ter estoques maiores dos produtos, além de conseguir peças em grandes quantidades por um preço bem mais em conta. "Nas roupas, os descontos são sempre mais generosos", ressalta Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Eletrodomésticos sofrem mais com a alta do dólar, por isso os descontos costumam ser um pouco mais modestos. Ainda assim, será possível encontrar bons preços. Há também uma adesão maior do setor de viagens, que oferece passagens e estadias mais baratas. Até o fechamento desta edição, havia 29 lojas participantes já cadastradas na lista de controle do evento oficial - esse número deve subir até o dia 25! Entre elas: Americanas, Submarino, Shoptime, Magazine Luiza, Walmart, Mercado Livre, Marisa, GM, Nespresso, O Boticário, Microsoft Store, Adidas, Dafiti, Hering, Privalia, Lojas Colombo, Hotel Urbano, Dell, Empório da Cerveja, Saraiva, HP, Netfarma, Bestday, Lojas Pompéia, Quem Disse, Berenice?, Super Muffato, Nike e Azul.

Como evitar pegadinhas?

Vou levar pela metade do dobro?!

Cuidado: descontos muito altos podem indicar manipulação do preço para atrair consumidor. O jeito de se prevenir é checar os preços poucos dias antes da data para saber qual era o valor original e reconhecer os descontos. Caso encontre uma promoção exorbitante em um link desconhecido, não clique. Provavelmente o endereço será uma tentativa di phishing - quando um hacker tenta obter senhas e dados bancários por um link falso", explica Omar Jarouche, gerente de inteligência estatística da ClearSale, empresa líder em prevenção à fraude no e-commerce.

Atenção ao frete

Nas compras online, fique de olho no preço cobrado no frete. Isso ajuda você a saber se o valor é compatível com o local em que você mora, pois as lojas podem tentar compensar o desconto fornecido aumentando o frete. Um truque: compare com outros pagamentos que você fez pela internet para identificar possíveis exageros nessa cobrança!

Cuidado com fraudes no dia da campanha

"No dia da Black Friday, costumam chegar muitos e-mails sobre descontos. Verifique a confiabilidade da loja que vai comprar e nunca clique direto nos links! Acesse pelo site oficial da loja.

- Para evitar fraudes com o cartão de crédito, tome alguns cuidados básicos. "O primeiro e mais importante é optar somente por lojas conhecidas. É desconhecida? Verifique se ela possui CNPJ, endereço válido e principalmente, um contato de atendimento ao consumidor", recomenda Omar.

- Consultar a segurança do ambiente em que os dados serão inseridos também é essencial. "Antes de criar um cadastro ou colocar as informações do seu cartão de crédito, verifique se o site possui um protocolo de segurança como o HTTPS. Plataformas conhecidas de pagamento também são um importante indicativo de que a loja é confiável", afirma ele.

- As formas de pagamento dizem muito sobre o site. Lojas que só aceitam boleto ou transação bancária parecem suspeitas. "Ao fazer uma compra por boleto ou transação bancária, o débito é automático e o estorno do valor não é garantido. Com o cartão de crédito, as operadoras tem um poder maior de respaldo junto ao consumidor", esclarece o executivo.



(texto publicado na revista Viva! Mais edição 3 - setembro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário