sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Diário de vida: Estátua "O Semeador" de Caetano Fraccaroli


Toda vez que vou ao convênio médico passo em frente à estátua do Semeador e prometo a mim mesma que vou fazer uma foto dela. Hoje finalmente consegui. 

Além da importância histórica e artística para o país, ela faz parte também da minha história. Quando eu morava no centro da cidade, lá estava ela em pleno Parque Dom Pedro II e quando me mudei para perto do CEAGESP eis que a encontro de novo. 


O Semeador no Parque Dom Pedro II (anos 60)



De autoria do escultor Caetano Fraccaroli (Verona, 1911, São Paulo, 1987), "O Semeador" representa um agricultor lançando grãos na terra. Consta que foi inaugurado em 1º de maio de 1945, em homenagem ao Dia do Trabalho, daí o segundo título de "Monumento ao Trabalho". O projeto de Fraccaroli foi escolhido em concorrência pública realizada pela prefeitura. O autor teria e inspirado no ditado popular "Quem semeia, colhe", querendo mostrar a força e a esperança do homem através do ato primitivo de semear. Originalmente a obra foi implantada no antigo jardim do Parque Dom Pedro II, próximo à Rua 25 de março. É possível que tenha sido removida para a Praça Apecatu, no início dos anos 70 em virtude de reformulações executadas no Parque Dom Pedro II. A escultura em bronze tem cerca de 4,15 m de altura e o pedestal em granito rústico mede 1,35 m de altura aproximadamente.











Encoletando o Semeador


Obras do mestre Caetano Fraccaroli



Trabalho sobre Fraccaroli feito por alunos da Poli-USP







Um comentário:

  1. Foi bom saber....Pouco andei no Parque D.Pedro II e no Ceagesp acredito nunca ter ido...Coisas de paulistana que só ia de casa p o trabalho e vice versa....rsssss

    ResponderExcluir