domingo, 9 de outubro de 2016

8 sinais de que o estresse está te deixando doente (Perfeito)


Uma pesquisa da Associação Internacional do Controle do Estresse colocou o Brasil em segundo lugar entre os países com maiores níveis de estresse do mundo. O estrsse pode impactar na saúde mental e física — se você reconhece algum desses sintomas, isso pode estar te deixando doente.

Bolinhas em todo lugar

Se você se vê repentinamente coberto de brotoejas ou bolinhas vermelhas, o estresse pode ser o culpado. Quando o corpo experimento estresse em exceso (por um período curto ou longo), seu sistema imunológico fica maluco e seu corpo começa a liberar histamina para curar o seu problema. Se o estresse não vai embora, você está basicamente desenvolvendo uma reação alérgica e bum, começa a dar as bolinhas. Quando a sua imunidade está enfraquecida pelo estresse, sua pele pode ficar irritada por coisas às quais ela não tinha sensibilidade antes, como sabonete, calor e frio, loções ou sabão para roupas.

Seu peso varia muito

“O estresse libera o hormônio cortisol, que debilita a capacidade do corpo para processar o açúcar no sangue e também a forma como você metaboliza gorduras, proteínas e carboidratos, o que pode causar ganho ou perda de peso”, diz a Dra. Shanna Levine, da Icahn School of Medicine, de Nova Iorque (EUA). O estresse também pode levar pessoas a hábitos alimentares nocivos, como comer demais ou de menos.

Você fica tendo dores de cabeça

Se você nunca teve dores de cabeça mas de repente está sempre com ela latejando, pode ser estresse demais. Isso libera substâncias químicas que alteram os nervos e vasos sanguíneos no cérebro, o que faz surgir a dor de cabeça. Você já tem propensão a enxaqueca? O estresse pode dispará-la ou piorá-la. Também é comum que os músculos fiquem tensos quando você está estressado, o que pode ser também a causa da dor de cabeça.

Sua barriga não está legal

O estresse pode abalar o funcionamento do seu trato gastrointestinal de diversas formas. Pode fazer o corpo produzir mais ácido digestivo, o que dá azia. “Também pode atrasar o esvaziamento do estômago, o que causa gases e inchaço e também aumenta as constrações intestinais, o que leva a cãibras e até diarreia”, diz a Dra. Deborah Rhodes, da Mayo Clinic.

Sempre resfriado

O estresse suprime o sistema imunológico, o que pode fazer você adoecer mais facilmente e te deixar com menos defesas para combater micro-organismos. “Quando as pessoas estão estressadas, ficam doentes. Pode ser um resfriado ou gripe, que aparecem porque os sistema imunológico não tem força para lutar contra o vírus”, diz a Dra. Levine. Pesquisadores na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh (EUA) infectaram voluntários com o vírus do resfriado; aqueles que disseram sofrer mais com estresse tinham o dobro das chances de ficarem doentes do que os que disseram sofrer menos.

Você tem espinhas de novo!

Você pensou que a acne era um pesadelo adolescente que ficou no passado, mas de repente seu rosto está cheio de espinhas — e o estresse pode ser o causador. Quando estressado, seu corpo bombeia mais hormônios, como o cortisol, o que faz com que as glândulas da pele produzam mais óleo. Esse óleo em excesso fica preso nos folículos, juntamente com sujeira e pele morta, produzindo as espinhas.

Sua cabeça não funciona direito

Conforme a Dra. Levine, o estresse pode te fazer doente da cabeça, também. Muito cortisol pode dificultar a concentração, causar problemas de memória e ansiedade ou depressão.

Seu cabelo está caindo

Perder um pouco de cabelo é normal (os folículos antigos são substituídos por novos com o passar do tempo), mas o estresse pode perturbar esse ciclo. O estresse significativo induz mais folículos a entrarem na chamada fase de descanso e, meses depois, aqueles cabelos caem. O estresse faz o sistema imunológico atacar os folículos capilares, resultando na perda do cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário