domingo, 2 de outubro de 2016

O "efeito 11 de setembro" - Marcel Nadale


Há 15 anos, o trauma do atentado forçou alterações drásticas em filmes e seriados

Lilo & Stitch

A animação estava sendo finalizada quando a tragédia aconteceu. O roteiro previa que, no desfecho, Stitch tomaria controle de um avião e faria barbaridades no céu. O veículo foi mudado para uma espaçonave, mas o final original pode ser visto no DVD

Armageddon

A aventura com Bruce Willis foi lançada em 1998, bem antes do ataque às Torres Gêmeas. Mas, após o atentado, a versão do filme exibida na TV eliminou cenas em que destroços do asteroide gigante se chocavam contra o World Trade Center.

Homem-Aranha

Um dos primeiros teasers do filme mostrava o herói construindo uma teia entre as Torres Gêmeas. A propaganda foi retirada do ar. E uma  cena do filme em que elas apareciam brevemente foi eliminada.

Efeito colateral

Prevista para estrear em setembro de 2001, esta aventura de Arnold Schwarzenegger foi adiada por quatro meses, porque incluía um ataque terrorista a um prédio de Los Angeles. Muitos analistas culpam essa mudança de data pela baixa bilheteria.

Friends

Originalmente, no terceiro episódio do oitavo ano, exibido nos EUA um mês após o ataque, Monica e Chandler não conseguiam embarcar para a lua de mel porque ele fazia uma piada sobre uma bomba no avião. A cena foi reescrita e refilmada.



(texto publicado na revista Mundo Estranho edição 185 0 setembro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário