quinta-feira, 29 de março de 2012

Desmistificando os mitos sobre a canela

Canela inconfundível

Qualquer receita fica muito mais saborosa com ela! Além de incrementar os pratos, beneficie a sua saúde.

Reduz significamente o açúcar no sangue

Verdadeiro. Temperar com canela um alimento com teor elevado de açúcar ajuda a diminuir o impacto dessa substância. Isso porque a canela estimula a produção de insulina, aumenta a eficácia de seus receptores e abranda o esvaziamento do estômago após a ingestão. Quando o estômago esvazia rapidamente, isso provoca um rápido aumento dos níveis de açúcar no sangue, e a canela retarda esse processo.

A canela em pó é mais nutritiva que a versão em pau

Falso. Todo dia de canela é rico em cálcio, sacarose, tanino e aldeído cinâmico. Possui propriedade adstringente, digestiva, estimulante e vasodilatadora. Sendo assim, seu consumo pode estar vinculado ao combate à hipertensão arterial, fadiga, depressão e problemas no sistema respiratório e digestório. Pode ser recomendada no tratamento de úlceras estomacais, tosses, resfriados, gripes, diarréia, dores e gases abdominais, além de ajudar a prevenir a osteoporose e aliviar sintomas da menopausa e reumatismo. A diferença é que a canela em pau concentra mais o sabor e o aroma do que a versão em pó.

É proibida para quem está doente

Falso. Pelo contrário. A canela é excelente no tratamento para gripes e resfriados. A melhor forma de consumi-la nesses casos é como chá, que alivia os sintomas da doença. Isso acontece porque a canela aquece o corpo e expulsa o agente infeccioso pelos poros. Uma boa dica é acrescentar gengibre no preparo para potencializar essa propriedade. A canela em pau possui também compostos fenólicos, substâncias que anulam a ação dos radicais livres, causadores de infecções.

É afrodisíaca

Falso. Embora a canela seja considerada um símbolo do amor de grande poder afrodisíaco, sendo muitas vezes usada como ingrediente de perfumes e poções mágicas, não há comprovações científicas sobre esse benefício. O certo é que ela pode ser consumida na culinária afrodisíaca, por garantir cheiro e gosto doce, forte e picante, características que aguçam os sentidos.

Melhora o colesterol

Verdadeiro. É por isso que os médicos recomendam o consumo de meia colher (de sopa) por dia da especiaria, uma vez que ela tem papel importante no combate ao colesterol. Os antioxidantes que estão presentes na canela ajudam a eliminar parte da gordura ruim que ingerimos com maior rapidez, o que contribui para que os níveis de colesterol não se elevem e sejam satisfatórios.

Ajuda a aumentar o fluxo menstrual

Verdadeiro. O chá de canela acelera a circulação ao aquecer o corpo e é usado tanto para iniciar o processo de menstruação como para o tratamento de gripes e resfriados. Por ter propriedades vasodilatadoras, também diminui a pressão arterial. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o chá de canela não é abortivo. Trata-se de um mito.



(revista Viva Saúde)




Nenhum comentário:

Postar um comentário