quinta-feira, 29 de março de 2012

"Tomates verdes fritos" (da tela para o prato)

"Tomates Verdes Fritos", o delicioso filme americano sobre vidas femininas, inspirou inúmeros restaurantes a colocarem sua receita título no cardápio.

No filme, os tomates verdes fritos desempenham papel de coadjuvantes ilustres. Ocupam lugar de destaque nos letreiros escritos à mão na vidraça do café "Whistle Stop" (a parada onde o trem apita). Aparecem de passagem, no caminho entre a cozinha e o salão de mesas cobertas de toalhas xadreze, servidos pelas bonitas, sadias, sofridas mas vigorosas Idgie (a loura Mary Stewart Masterson) e Ruth (a morena Mary-Louise Parker). Dão título ao filme "Tomates Verdes Fritos", dirigido por Jon Avnet, como já haviam dado nome ao livro escrito por Fannie Flag. À saída do cinema, no entanto, ficava sempre a curiosidade sobre como seria o sabor daquele prato e qual a maneira de prepará-lo, pois até a época do lançamento do filme por aqui, abril de 1992, não se ouvia falar sobre cortar tomates verdes em fatias, temperar, passar numa mistura de ovo e farinha, como se faz nas fritura à milanesa, e levar à frigideira. Desde então, algumas casas resolveram incluir essa atração em seus cardápios, num caso pouco comum de a vida usar a arte como inspiração.

O filme de Avnet mostra todas as etapas de preparação do prato, o que equivale a dar a receita com os ingredientes. Pelas mãos de Idgie e Ruth, o que se vê são grandes e apetitosas fatias de tomate verdoengos, empanadas, fritas em vasilhas de metal escuro, semelhantes às nossas gamelas de madeira. Dali seguem para os pratos de louça branca, caseira, e são devorados com prazer por uma freguesia simples, interiorana, reconstituídas pelas recordações da encantadora Ninny Threadgoode, que a veterana Jessica Tandy interpreta com delicadeza e perfeição.

"Tomates Verdes Fritos" é isso: as lembranças que a octogenária Ninny desfia para a gorducha Evelyn (Kathy Bates, atriz de grande prestígio no teatro dos EUA, antes de fazer cinema). Mais que isso, o filme é um comovente painel das vidas de quatro mulheres que o destino tornou amigas e que se amparam. Na casa de repouso onde a sogra rabugenta a repele, Evelyn acaba encontrando a solitária Ninny, sempre disposta a contar sobre os costumes no sul dos Estados Unidos no início do século XX, quando a menina Idgie cresce selvagem e indócil, trafegando com desembaraço e ousadia entre a criadagem e os tipos marginais que, como satélites, giravam em  torno das ricas propriedades de seus pais e parentes. Ao se tornar amiga de Ruth, vem a defendê-la da truculência de um marido machista. De modo semelhante, a pesada e desamparada Evelyn se inspira nas narrativas de Ninny para suas tentativas - vãs - de alterar os costumes medíocres do marido comilão e fanático por todo tipo de esporte.

Enquanto a ação se passa no presente, o filme não chama a atenção pela alimentação mostrada. É apenas divertido ver como o marido de Evelyn se empaturra com o que se poderia pejorativamente chamar de tranqueira - aquele rechonchudo sanduíche típico do americano médio -, ali instalado em seu trono diante da TV. Também há muita graça quando ela se embrulha em papel celofane transparente, na esperança - vã - de que, achando-a parecida com suas guloseimas, ele demonstre um mínimo de apetite. Ao recuar para o passado, entretanto, "Tomates verdes fritos" aguça o paladar logo nas primeiras cenas em flashback, com o banquete servido no luxuoso casamento para o qual a enfezada menina Idgie tem que passar pelo vexame de vestir roupinha chique. Mais adiante, quando a já crescida Idgie abre o café Whistle Stop em sociedade com Ruth, as cenas de cozinha adquirem força especial. Até pelas seguidas insinuações de sensualidade que envolvem a felicidade que as duas experimentam como donas de seus próprios narizes numa região e num tempo em que nenhuma independência era permitida às mulheres. É um forte tempero para aquelas grandes fatias de tomates verdes que saem empanadas da frigideira.


Tomates verdes fritos

Ingredientes: (para 4 pessoas)
4 tomates caquis verdes, de tamanho médio, com as cascas, fubá, quanto baste, bacon, quanto necessário, sal e pimenta do reino, a gosto, ramos de salsinha para decorar

Modo de preparar:
Corte os tomates em fatias de aproximadamente dois dedos de espessura e tempere-as com sal e pimenta. Envolva-as no fubá. Cubra o fundo de uma frigideira larga com pedaços de bacon. Leve-a ao fogo. Frite as fatias no bacon quente, de ambos os lados até dourarem. Retire-as do fogo, escorrendo-as em papel toalha. Em cima das fatias de tomate, distribua lâminas do bacon usado na fritura. Decore com ramos de salsinha. Sirva junto com cerveja gelada.


(texto extraído da revista "Gula")



Nenhum comentário:

Postar um comentário