sexta-feira, 18 de abril de 2014

Como manter o foco num mundo de total distração? - Cintia Grecco da Silveira Baraúna, psicóloga-pedagoga


Atenção, Concentração, Foco! Fique ligado e mantenha o foco!!! Perder o foco nos dias de hoje parece normal, num mundo de tantos estímulos como podemos manter a atenção?

Estamos vivendo um momento de pura distração, onde os estímulos e informações variadas fazem com que nos dispersemos o tempo todo. O celular toca, as mensagens chegam, o Whatsapp apita, o Facebook avisa, o Instagram manda as fotos, os e-mails pedem respostas, o Skype chama, e aonde vai nossa atenção? Conectados o tempo todo não mantemos a atenção em nossas atividades diárias, o que acaba ocasionando prejuízos no nosso rendimento profissional, social, acadêmico, enfim, global.

Existe um imediatismo, uma cobrança exagerada para que estejamos conectados todo o tempo e temos que ser rápidos ao responder, pois se demorarmos as pessoas insistem, não respeitando o que estamos fazendo ou no caso profissional pode-se até perder um trabalho.

Olhem por um momento as pessoas ao seu redor, seja no metrô, restaurante, palestras, festas, escola, trabalho, na rua, etc. Você irá verificar que estão conectados o tempo todo, estão distraídas do momento real e estão no virtual. Dessa forma não estão interagindo com a realidade que lhe está sendo colocado no momento, o que os impede de viver relações reais e verdadeiras, sem falar na agitação que tudo isso nos causa.

Na verdade tudo isso parece uma obrigação, até um vício, as pessoas têm grande necessidade de colocar tudo que fazem e pensam e acabam perdendo a privacidade ou se expondo demais nas redes sociais, perdendo o limite do bom-senso. É claro que esse mundo virtual encanta, eu posso estar conectada com um amigo que está em Londres e isso é uma maravilha! Ele mantém as pessoas conectadas mesmo distantes. Mas esse excesso de conectividade atrapalha a atenção, desvia o foco na hora do trabalho, impede a criação de relacionamentos fortes e duradouros. Isso pode fazer com que nos afastemos cada vez mais de nossos objetivos e até de nossos sentimentos verdadeiros.

Toda essa tecnologia vem mudando nossa forma de viver e de interagir. Embora seja maravilhoso estar informado de tudo que está acontecendo no planeta, nossa atenção está ficando comprometida. Sabemos que ao pararmos algo que estamos executando, levamos de 10 a 15 minutos para recuperar a atenção e a inspiração daquilo que estávamos fazendo ou criando.

A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, ideia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever  atenção é concentração seletiva. Atenção é a função do nosso cérebro que aloca corretamente nossos recursos de processamento.

Sabe-se também que as quantidades de informação que o cérebro recebe é muito superior à sua capacidade de lidar com ela - processá-la. Alguns especialistas estimam que o cérebro receba cerca de 40 bilhões de bits de informação por segundo, enquanto sua capacidade de processamento é limitada, cerca de 2 bilhões. Assim, é fácil concluir pela necessidade de filtrar ou bloquear boa parte destas informações.

Não basta ser inteligente, a atenção é uma função executiva primordial para o aprendizado em geral e para o sucesso profissional e acadêmico. Se não tivermos foco, atenção, não conseguimos aprender, também as funções de organização, planejamento e análise ficarão prejudicadas e com tanta informação acabamos ficando mais agitados e a agitação provoca desatenção.

Para que isso não aconteça é necessário que coloquemos limites e mantenhamos o foco.

O corre-corre do dia a dia já vem provocando bastante estresse, ansiedade e vários outros problemas ao ser humano, então precisamos nos desconectar em muitos momentos e nos voltarmos para a vida real, a vida em que as relações acontecem e são de grande importância para nosso desenvolvimento global.

Cuidado para não deixar de ver o sol lá fora, de fazer atividades físicas, de ter amigos e relacionamentos verdadeiros, de ir a almoços, festas, passear, viajar, de fazer boas leituras, em função de perder o foco com tecnologia, ela é boa desde que se saiba usá-la e desde que não interfira na sua vida de experiências e vivências que são importantíssimas para um desenvolvimento saudável de qualquer ser humano.

Quem vai colocar o limite é você. Mantenha o foco, tenha seus objetivos e use as ferramentas para auxiliarem, mas não deixe que elas ocupem lugar primordial na sua atenção.

Então siga em frente, foco no trabalho, nas relações, nas amizades e na vida lá fora, pois ela é linda de ser vivida, só depende de você.

Tenha sempre em mente que nada substitui um abraço, um olhar, uma conversa olho no olho!



(texto publicado na revista Tudo nº 39 - abril de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário