sábado, 5 de abril de 2014

Doenças ocupacionais podem ser evitadas com simples alongamentos diários


Tânia Fleig, fisioterapeuta da Mercur, sugere dicas que podem auxiliar na prevenção de lesões como a tendinite e de distúrbios relacionados ao trabalho.

O número de brasileiros que dedicam cada vez mais parte do seu tempo ao trabalho aumenta constantemente. Além disso, com a facilidade das novas tecnologias, como os tablets e os smartphones, as pessoas levam funções do trabalho para serem feitas em casa e também acabam não se desconectando totalmente durante o período em que tiram férias, o que pode prejudicar a saúde mental e física do indivíduo. Esta sobrecarga nas atividades pode levar ao surgimento das doenças ocupacionais, que são diretamente relacionadas às atividades desempenhadas pelo trabalhador. São mais comuns as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que englobam cerca de 30 doenças, como por exemplo, tendinite (inflamação de tendão) e tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). 

Decorrentes de movimentos repetitivos, posturas inadequadas, sobrecarga mental, ritmo intenso de trabalho, pressão por produção e estímulo à competitividade, as Lesões por Esforços Repetitivos podem se desenvolver em homens e mulheres, geralmente nas fases mais produtivas profissionalmente. Os sintomas característicos percebidos são dor, que pode se tornar crônica com o tempo, sensação de formigamento, fadiga muscular e cansaço, podendo se agravar e caracterizar também alguns fatores psicológicos como depressão e afastamento das relações sociais. "Uma importante recomendação é ater-se para as tarefas realizadas nos diferentes ambientes, seja doméstico, trabalho ou atividades de lazer, bem como revisar o local quanto aos fatores ergonômicos, como a iluminação, temperatura, mobiliário, posições adotadas e postura nas tarefas realizadas", sugere Tânia Fleig.

Segundo pesquisa realizada pela empresa Regus em 2011, 43% dos profissionais do Brasil dedicam entre nove e onze horas diárias ao trabalho e 17% mais de onze horas. A profissional recomenda que sejam introduzidas pausas no ambiente do trabalho e atividades como a ginástica laboral e mudança de hábitos para um estilo de vida mais saudável. "São indicados exercícios de alongamento e automassagem que podem ser realizados no início, meio ou final do expediente, ou ainda em casa, utilizando dispositivos como faixas elásticas, e bolinhas de massagem, entre outros", afirma Tânia.

Confira mais algumas dicas dadas pela fisioterapeuta:

Para quem trabalha sentado:

O ideal é que a planta de seus pés esteja toda apoiada no chão, com os joelhos flexionados a 90%. Tenha cuidado para não exercer pressão entre a região posterior dos joelhos e a cadeira, pois isto comprime os vasos sanguíneos e dificulta o retorno venoso das pernas, contribuindo para formações de varizes e causando dor e formigamento nas pernas e pés. Se necessário utilize um apoio para os pés.

Utilize cadeiras giratórias e evite realizar movimentos rotacionais bruscos com o pescoço e tronco. O mais adequado é levantar-se da cadeira ou girá-la.

Procure levantar a cada 30 minutos, pois uma rápida caminhada estimula o retorno venoso das pernas através da contração muscular. Lembre-se de alongar braços, tronco e pernas pelo menos três vezes durante seu expediente.

Aproxime sua cadeira da mesa, evitando flexionar seu tronco ou a cabeça para digitar e mantenha as costas bem apoiadas no encosto da cadeira.

Para quem trabalha com computador, o ideal é manter o monitor a uma distância entre 45 a 75 cm dos olhos, regulando sua altura à linha de visão.


Para quem trabalha em pé:

O ideal é usar calçados confortáveis, macios e sem saltos. Em muitos ambientes de trabalho o uso de calçados fechados é obrigatório. Se este for o caso e se os pés costumam ficar inchados ao longo do dia, uma dica é não apertá-los muito, deixando um pouco de folga para os pés dentro dos sapatos.

Procure alternar a posição de apoio sobre uma perna e outra, e sempre que for possível, dê pequenas caminhadas e realize movimentos circulares com os pés para estimular a circulação sanguínea e minimizar as dores, desconfortos, inchaço e o aparecimento de varizes.

Procure ficar em postura ereta, evite ficar inclinado para frente ou para os lados por muito tempo. Para quem utiliza mesas ou bancadas para manusear peças e/ou objetos, o ideal é que estas estejam a uma altura próxima a do umbigo e próximas ao corpo. Procure manter os cotovelos flexionados a aproximadamente 90º e os ombros relaxados, isto ajuda a evitar tensões musculares na região cervical, nos ombros e costas.

Para pegar algum objeto no chão, procure flexionar os joelhos agachando ao invés de curvar-se para frente. Ao carregar algum objeto pesado, como uma caixa, por exemplo, procure mantê-lo próximo ao corpo, com os cotovelos flexionados.


Para alongar:

Em pé ou sentado, com a postura ereta e mãos na cintura, aproxime a orelha do ombro, incline a cabeça para a direita e para a esquerda, permanecendo em cada posição por 15 segundos.

Com a postura ereta, suba os ombros, aproximando-os das orelhas e em seguida relaxe. Repita essa movimentação por 10 vezes.

Em pé ou sentado, abra e feche a mão alternadamente, repetindo por 10 vezes.

Sentado mais à frente na cadeira, mantenha uma perna flexionada e apoiada no solo e a outra esticada à frente e com o calcanhar apoiado. Curve para frente tentando alcançar com a mão a ponta do pé ao lado da perna esticada. Este alongamento também pode ser realizado em pé: permaneça em cada posição por 15 segundos.

Para realizar o relaxamento muscular, utilize uma bolinha de massagem e realize movimentos circulares exercendo leve pressão na região cervical, ombros, braços, região lateral dos cotovelos e punhos.



(texto publicado na revista Leve & Leia - abril de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário