domingo, 13 de abril de 2014

O Pilates e o Mal de Alzheimer


O Pilates é excelente para quem sofre do mal de Alzheimer: ajuda na coordenação motora, no fortalecimento dos músculos e na ativação da memória por repetição. Muitas pessoas desconhecem os benefícios do Pilates para quem sofre deste mal. Colocar o corpo em ação é positivo não só para os pacientes, mas para toda a família.

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa incurável, mas, felizmente hoje em dia existem muitos tratamentos que podem ser aplicados para a melhora dos sintomas ou mesmo retardar alguns deles. Esse é o caso do Pilates: os exercícios ajudam e muito os portadores deste mal. Normalmente a doença atinge não só o cérebro, mas também a parte muscular, trazendo rigidez aos músculos, causando a perda das coordenações motoras finas e grossas. Na parte mental, o Pilates fortalece o desenvolvimento da memoria através das repetições dos exercícios, respiração e concentração na atividade.

Outros benefícios do Pilates:

- Melhora do condicionamento físico
- Melhora e correção da postura
- Ganho de consciência corporal
- Melhora do desempenho sexual
- Alívio de tensões e do estresse
- Melhora da concentração e equilíbrio
- Melhora da capacidade cardiorrespiratória
- Melhora da elasticidade, alongamento e fortalecimento muscular
- Auxílio na redução de medidas
- Proporciona bem-estar por meio da revitalização da saúde corporal e mental, vistas como um todo

Quem pode praticar?

O perfil dos praticantes do Método Pilates é muito amplo, pois abrange desde jovens esportistas a pessoas que necessitam de cuidados especiais. Todos os exercícios podem ser adaptados e especialmente aplicados pelo instrutor obedecendo às necessidades de cada público, daí a importância de se praticar Pilates em grupos reduzidos. O método é muito procurado por pessoas que buscam ter mais qualidade de vida no dia a dia, fortalecendo e definindo músculos, melhorando o alongamento e corrigindo a postura. Além de ser indicado por médicos especialistas a pacientes com alguma patologia, esportistas e praticantes de atividade física também utilizam-se do método para aprimoramento do condicionamento físico. Há ainda aulas especiais para a melhor idade e para todo o público que busca o alívio de dores e a melhora na harmonia dos movimentos como um todo.



(texto publicado na revista Leve & Leia nº 111 - março de 2014)




Nenhum comentário:

Postar um comentário