sexta-feira, 4 de abril de 2014

MASP: o acervo mais importante da América Latina


O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é o mais importante museu de arte ocidental do Hemisfério Sul. Tal atributo deve-se a um acervo que inclui pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e objetos datados desde três mil anos atrás até os dias de hoje. Sua criação, em 1947, e sua consolidação como centro difusor de cultura e educação devem-se ao ideal do empresário Assis Chateaubriand, que escolheu São Paulo para abrigar no Brasil um centro de arte de repercussão mundial, tarefa para a qual contou com o apoio do marchand Pietro Maria Bardi.

O MASP é o museu mais visitado do país, e abriga cerca de 8 mil obras de origens e estilos diferentes, reunidas a partir dos anos 50, e incluem uma excepcional coleção de arte francesa e italiana, com obras-primas do Renascimento e do Impressionismo, além de uma ampla coleção de pinturas da escola portuguesa, espanhola, flamenga e notáveis exemplares da arte britânica e alemã. Estão expostos no museu obras de Van Gogh, Renoir, Botticelli, Picasso, Dali, Di Cavalcanti e muitos outros.

O acervo torna-se um dos mais importantes museus do mundo, integrando o "Clube dos 19", do qual participam os museus com acervos mais representativos de arte europeia do século XIX: Metropolitan Museum, de Nova York; Art Institute, de Chicago; Museum of Fine Arts, de Boston; Van Gogh Museum, de Amsterdã; Kunsthaus, de Zurique; Hermitage, de St. Petersburg; Galleria Nazionale d'Arte Moderna, de Roma; National Gallery e Tate Gallery, de Londres, dentre outros.



(texto publicado no jornal Vídeo Imóvel News - março de 2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário