domingo, 30 de novembro de 2014

A importância de nossa alimentação na saúde cerebral (Melhor com Saúde)


Iremos recordar aqui uma informação muito importante sobre o cérebro. Ele é um dos órgãos que mais energia requer, num total de 20%. E, dessa forma, não devemos nunca descuidá-lo e nos atentarmos aos tipos de alimentos que consumimos e que favorecem suas funções, atribuindo a ele uma melhor circulação, o que evitará possíveis trombos, além de proporcionar-lhe uma nutrição adequada para que suas atividades não sejam afetadas. Um exemplo claro e que muitas pessoas cometem na correria do dia a dia é não tomar o café da manhã, o que acarretará ao nosso cérebro a não nutrição matinal.

Essa má conduta faz com que tenhamos dificuldades de concentração e faz com que qualquer tarefa nos pareça difícil. Além disso, no transcorrer do dia começamos a sentir dores de cabeça. Para evitar esses sintomas, aprenda quais são os alimentos que favorecem nosso cérebro mantendo-o mais ativo, saudável e jovem.

Alimentos saudáveis para manter um cérebro ativo

1. Aveia

Você é uma pessoa apaixonada pela aveia? Então não tenha dúvidas, esse alimento é excelente para seu cérebro e você pode consumi-la como quiser, na forma natural até o saudável mingau de aveia. Esse alimento dispõe de muitas proteínas e aminoácidos, além de gorduras insaturadas, vitaminas B1, B3, ácido fólico e potássio, selênio, fósforo, magnésio, uma maravilha. Além de contribuir com nossas funções cerebrais, potencializando nossa memória, é excelente para a saúde cardíaca.

2. Banana

Quantas bananas você tem agora mesmo na sua cozinha? Saiba que essa fruta não deve faltar e lembre-se de colocá-la na lista de compras sempre! Somente pelo fato de que ela é rica em glicose, essencial para fornecer energia ao cérebro, contém vitaminas B6, ácido fólico e minerais como o imprescindível magnésio, cálcio, fósforo e potássio. É um alimento muito energético e saudável, contendo também fibra solúvel, favorece o movimento intestinal, evitando a prisão de ventre. E não perca mais uma vantagem: por ser tão rico em vitamina B6, melhorando nossa memória, também favorece nosso humor. Só não é recomendada para pessoas com diabetes.

3. Brócolis

Um dos vegetais mais saudáveis e mais recomendáveis. O brócolis faz parte dessas maravilhas crucíferas como a couve flor, a couve de Bruxelas, rica em proteínas, fibra e vitaminas A, C, E, K, B3 e B6 e esses tesouros naturais são excelentes para cuidar e potencializar nossa memória. Sugerimos consumi-los cozidos no vapor ou crus, duas formas para que possamos absorver todas as suas propriedades.

4. Nozes

Certamente que você já sabia que as nozes são os frutos secos que nos recomendam os médicos para nossa saúde, para a melhora do nível de colesterol e para potencializar nossas capacidades cerebrais. Mas qual é seu segredo? Dispõe de ácidos linolênicos, ômega 3, fibras, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, magnésio, cobre, selênio e flavonoides. É saudável para o coração e o cérebro. Basta comer de três a quatro nozes por dia, não superando essa quantidade devido ao seu alto índice calórico.

5. O saudável peixe azul

Qual a quantidade de peixe que você consome por semana? Imprescindível o consumo de peixe azul. O que faz que esse alimento seja tão recomendado, deve-se antes de tudo à gordura poli-insaturada como o ômega 3, tão necessária para a saúde do coração e o cérebro. O ideal seria consumir o peixe azul de três a quatro vezes por semana. Todos da família independente da idade. Não se esqueça e adquira esse hábito, mais que saudável.

6. Chocolate

É uma boa notícia saber que incluímos o chocolate nesta lista? Claro que para sua alegria ele não poderia faltar! Mas, obviamente que devemos consumi-lo com moderação e uma dosagem equilibrada, sendo indicada uma pequena porção. E lembre-se que o mais saudável é o chocolate que disponha de maior quantidade de cacau. É um grande aliado antioxidante, dispõe de potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do grupo B. Se administrarmos bem seu consumo diário, fornecemos nutrientes saudáveis para nosso coração e nosso cérebro. Uma pequena barra desse saboroso alimento e você notará de imediato as endorfinas e, consequentemente, o bem-estar. Não tenha dúvidas e dose seu dia com um bom chocolate (de preferência de cacau) e veja o quanto será saudável todos os dias!

Resumindo, para conseguir um cérebro mais ativo, saudável e jovem, inclua sempre que possível todos esses alimentos. Além disso, beba no mínimo dois litros de água diariamente e leve uma vida saudável e ativa. Movimente-se física e mentalmente, desenvolva suas tarefas diárias como as leituras e desfrute da vida dia a dia. Procure aprender e conhecer coisas novas, porque seguindo uma alimentação correta seu cérebro estará em plena atividade e tudo que fizer será muito mais fácil e agradável. Então, não espere e comece hoje mesmo as mudanças alimentares e a cuidar-se muito mais!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário