sábado, 29 de novembro de 2014

Sistema digestivo: Gastrite - Ernesto G. García


É denominada gastrite, na medicina moderna, à irritação, da mucosa gástrica, que na clínica se manifesta geralmente por uma dor epigástrica com sensação de opressão e distensão, assim como de outros transtornos do sistema digestivo. Para seu estudo, divide-se em duas classificações gerais: gastrite aguda e gastrite crônica, por sua vez a gastrite aguda pode ser: exógena simples, corrosiva e flegmonosa; a crônica: superficial, atrófica e hipertrófica.

A gastrite aguda de tipo simples é uma das mais freqüentes na prática clínica atormentando o paciente os seguintes sintomas, dor e desconforto epigástrico, náuseas, vômitos, etc. Por outro lado, a gastrite crônica produz sensação de plenitude e distensão epigástrica, dor por ataques ou recidivantes que podem estar acompanhados, em algumas ocasiões, por regurgitações ácidas, eructações, náuseas, vômitos, anorexia, etc. No caso da gastrite crônica do tipo atrófica podem aparecer outros sintomas como anemia, emagrecimento, glossite, etc.

Segundo a patogenia tradicional, esta enfermidade entra dentro da classificação de enfermidades denominadas Wei Tong que traduzido, significa dor de estômago e Xin Tong, que quer dizer dor de coração.

Entre as causas da enfermidade se encontram a invasão por frio patogênico exógeno que lesiona o estômago, a ingestão excessiva de alimentos frios, semi cozidos ou muito picantes, doces ou com muita gordura, que provocam acúmulo de calor e umidade no interior. Outra das causas da enfermidade são a atividade mental inadequada, a preocupação excessiva, irritabilidade, ira e desejos reprimidos que favorecem a estagnação do Qi do fígado e o ataque transversal ao estômago. Também, o trabalho excessivo, sem descanso, favorece a debilidade de estômago e baço ou o frio e vazio do Jiao médio, predispondo ao aparecimento da enfermidade.


(texto publicado no livro Auriculoterapia de Ernesto G. García, médico especializado em MTC)






Nenhum comentário:

Postar um comentário