sábado, 29 de novembro de 2014

Sistema digestivo: diarreias - Ernesto G. García


Entende-se por enfermidade diarreica a todo processo mórbido, qualquer que seja sua etiologia, que tem, entre seus sintomas mais importantes, as diarreias e que se podem acompanhar ou não, de transtornos hidroeletrolíticos e do equilíbrio ácido-básico.

A diarreia define-se como um aumento brusco no número das deposições, um acréscimo no volume usual das fezes ou uma mudança na consistência das mesmas. Considera-se que uma diarreia e aguda quando sua duração não excede os 21 dias, do contrário, classifica-se como crônica.

Tendo em conta os mecanismos de produção das diarreias aguda se classificam da seguinte maneira: secretória, exsudativa, osmótica, por defeitos na permeabilidade intestinal, por defeitos do transporte ativo intestinal e por transtornos da motilidade gastrointestinal.

Segundo sua etiologia, podem ser infecciosas ou não infecciosas. As causas não infecciosas das diarreias agudas são: a desnutrição, os medicamentos, laxantes, a alergia transitória, afecções endocrinometabólicas, etc. e entre as infecciosas constam: as infecções do trato respiratório, do trato urinário, assim como infecções enterais por parasitas, fungos, bactérias, vibriões, etc.

Manifestam-se por diarreias de aparecimento súbito e de pouco tempo de evolução que variam em suas características, segundo o mecanismo de produção e a etiologia, podendo aparecer diarreias líquidas abundantes, em número e quantidade que podem levar à desidratação, diarreias mucopiossanguinolentas com puxos e tenesmo, febre elevada com outros sintomas acompanhantes ou por deposições de pequeno volume, fezes pastosas ou semipastosas com avermelhamento da região perianal.

No caso das diarreias crônicas, estas estão originadas por inumeráveis causas, tanto funcionais, como orgãnicas, assim temos as diarreias crônicas do cólon irritável, da diverticulose de cólon, as diarreias alérgicas, etc.

Considerando-se a síndrome da má absorção intestinal que por sua sintomatologia tem uma personalidade própria e que inclui o espru tropical e a enfermidade celíaca. Caracterizam-se por diarreias líquidas ou pastosas, abundantes, com restos de alimentos, às vezes gordurosas que deixam ardor anal, astenia, anorexia, perda de peso acentuada, aftas bucais, glossite, anemia, manifestações hemorrágicas, ósseas e neurológicas em casos muito avançados.

A diarreia para a patogenia tradicional é denominada Xie Xie e na prática clínicqa, é subdividida em dois grupos: diarreia crônica e diarreia aguda.

A diarreia aguda, em geral, está relacionada com a invasão de agentes patogênicos exógenos, dano de tipo alimentar, invasão por parasitas, bactérias ou vírus e é, mais frequentemente, vista no verão e outono; esta é classificada como uma síndrome por excesso, aparece, mais comumente, em síndromes de calor ou umidade ou pela combinação de ambos. Ainda que seja menos freqüente, também, podem-se observar diarreias, por frio e por frio-umidade.

A diarreia crônica está relacionada cm a debilidade de baço e estômago causada pela atividade espiritual inadequada, como a preocupação excessiva que danifica o baço, também, pela invasão transversal do Qi do fígado ao baço e estômago, engendrada por fatores endógenos e pela deficiência de Yang de rim que não aquece o baço. Esse tipo de diarreia se classifica como uma síndrome por vazio.


(texto publicado no livro Auriculoterapia de Ernesto G. García, médico especializado em MTC)








Nenhum comentário:

Postar um comentário