domingo, 30 de novembro de 2014

Falso ou verdadeiro: cebola contra inflamações - Marcela Carlini


Embora a ingestão desse bulbo seja denunciada pelo odor característico, a lista de suas propriedades funcionais começa por uma ação anti-inflamatória e vai muito além

Nas gripes deve ser evitada ao máximo

Falso

A cebola contém flavonoides (como quercetina e rutina), antioxidantes que melhoram as defesas do organismo, ajudando a evitar não apenas gripes e resfriados, mas infecções em geral, além de proteger as artérias do acúmulo de colesterol. O alimento também é rico em adenosina, uma substância que melhora o fluxo sanguíneo.

Micoses podem ter seus quadros agravados

Falso

Por ser microbicida - com ação semelhante à dos antibióticos -, destrói certos micro organismos, como os fungos causadores de micose. Outra vantagem é seu alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, que pode ser utilizado como antídoto em picadas de aranhas ou em furúnculos. Para isso, coloque uma rodela fina em uma xícara de água fervida, abafe e aplique o líquido na lesão.

Provoca reações oculares

Verdadeiro

A razão da choradeira é uma substância chamada sulfóxido de cisteína, que é lacrimogênea e volátil, ou seja, se dispersa facilmente no ar, em forma gasosa. Vale lembrar que o mau hálito é ocasionado por essa mesma substância, porém, se os dentes e a língua forem bem escovados após a ingestão do alimento, será possível amenizar bastante o odor.

Quando crua, possui alto valor nutricional

Verdadeiro

A cebola contém quercetina, rutina e outros antioxidantes importantes para manter as defesas do organismo, neutralizar os radicais livres e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce. Quando consumida crua, é mais nutritiva, pois seus nutrientes não sofrerão alterações ocasionadas pelas altas temperaturas. Para não perder os benefícios, o ideal é preparar refogados ou outros pratos quentes e acrescentar a cebola depois de apagar o fogo.

A modalidade roxa é menos nutritiva

Falso

A cebola roxa contém maiores concentrações de quercetina (antioxidante), que ajuda a diminuir as cólicas menstruais, e de inulina (fibra solúvel), capaz de manter a microbiota intestinal saudável. Há também um benefício adicional a presença das antocianinas, responsáveis pela coloração roxa, desempenha função antioxidante no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce.

Cebola deve ser consumida todo dia

Verdadeiro

Não existe nenhuma contraindicação para a ingestão diária. A cebola ajuda a manter o coração saudável, reduz excessos de glicose no sangue - o que é útil para pessoas com diabetes, é anti-inflamatória (ajuda no emagrecimento, já que a obesidade é uma inflamação) e previne certos tipos de câncer. Segundo um estudo do instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, em Milão, na Itália, o consumo de duas cebolas por semana é suficiente para combater em 56% o perigo de tumores na laringe, menos 43% nos ovários e 25% nos rins. Para quem come todos os dias, as chances de ter câncer colorretal são 56% menores e o de boca, 88%.



(texto publicado na revista VivaSaúde nº 139)















Nenhum comentário:

Postar um comentário