domingo, 30 de novembro de 2014

Boyhood - da infância à juventude (trailer) - filme dirigido por Richard Linklater



Delicadeza guia novo filme de Linklater

Produção deu ao cineasta texano o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim 2014

por Ana Elisa Faria

Uma família comum, que se ama, briga, ri e se separa, é base de "Boyhood - da Infância à Juventude", novo longa-metragem escrito e dirigido pelo texano Richard Linklater.

Gravado durante pouco mais de uma década - a equipe se encontrava anualmente no verão americano -, o filme acompanha o amadurecimento de Mason Jr. (Ellar Coltrane), dos 6 aos 18 anos, e, consequentemente, o de todos ao seu redor: Olivia (Patricia Arquette), a mãe, Mason (Ethan Hawke), o pai, e Samantha (Lorelei Linklater, filha do diretor), a irmã mais velha.

Com delicadeza, a obra segue os passos do garoto - quase como um documentário sobre a vida do próprio ator - nas situações mais corriqueiras.

Da separação dos pais às mudanças de cidade e colégio. De suas meninices às experiências alcoólicas e com drogas. Dos desentendimentos familiares às amizades. Do começo das relações amorosas à escola da faculdade.

O espectador percebe a passagem do tempo por meio dos cortes de cabelo, do aparecimento das espinhas e do jeito de andar e falar, além de citações a filmes, jogos e ao som de músicas de cada época.

Tudo em meio a termos e fortes diálogos, marca registrada do cineasta, vista principalmente nos trabalhos celebrados da trilogia "Antes do amanhecer" (1995), "Antes do Pôr do Sol" (2004) e "Antes da Meia-Noite" (2013).

Curiosidades

- Caso Linklater morresse durante as gravações, Hawke deveria assumir a direção do projeto.

- O longa foi filmado em 11 anos, entre maio de 2002 e agosto de 2013

- O diretor escalou sua filha para o elenco de tanto que a garota insistiu em aparecer no filme. No meio das gravações, porém, ela quis sair da produção e pediu ao pai que matasse sua personagem. Ele não o fez e a menina mudou de ideia novamente




(texto publicado na revista São Paulo da Folha de São Paulo de 2 a 8 de novembro de 2014)







Nenhum comentário:

Postar um comentário