domingo, 30 de novembro de 2014

Turismo canino - Amanda Agutuli


Eles gostam de ser mimados ao chegarem limpinhos do pet shop. Mas, nada os deixa mais felizes do que ficar com os pelos bagunçados e cheirando a cachorro molhado. A turismóloga Larissa Rios dos Santos, proprietária da Turismo 4 Patas, explica como o turismo canino integra donos e mascotes à natureza: para ficarem bem á vontade, eles se divertem sem coleiras muito menos focinheiras. "Uma equipe de adestradores e especialistas em comportamento animal dá suporte no controle dos cães."

A turismóloga conta que pets mais tímidos e antissociais também se adaptam às atividades. "Cada um ao seu tempo, o importante é respeitar os limites. Alguns se soltam imediatamente, outros precisam participar mais vezes até que se sintam confortáveis e confiantes." Estar com a carteira de vacinação em dia e ter passado antipulgas é essencial.

Roteiro animal

Com foco no ecoturismo, há esportes de aventura como floating, rafting, trilhas ecológicas, passeios de barco, entre outros. Mas, segundo o veterinário Ricardo Stanichi Lopes, animais sedentários ou que fazem poucas atividades diárias devem tomar cuidado nas primeiras vezes. "Não deixe que abusem em subidas e descidas íngremes, pois são terremos com os quais não estão habituados. Além disso, prefira os horários mais frescos do dia e não recomendo mais do que 30 minutos de exercícios seguidos."

Para se acostumarem com o agito, Larissa recomenda começar por uma trilha mais leve. "Assim, conseguimos perceber a reação do animal sem causar nenhum estresse." Com o tempo, há opções para todos os estilos. O Water Trekking, por exemplo, combina caminhada com o "boiacão", com cães e donos descendo juntos por um trecho de rio.

Caso algum animal sofra um ferimento, a equipe presta os primeiros socorros e, se necessário, um veterinário da região está preparado para atendê-lo imediatamente.

Prepara

Antes de começar, faça cinco minutos de corrida leve com seu cão. A prática funciona como aquecimento. Quanto à alimentação, Lopes recomenda manter os mesmos alimentos do dia a dia, mas tomando cuidado quanto à hidratação. "Pode-se adicionar frutas que têm grande quantidade de água, como melancia e melão. E sempre ofereça bastante água", diz o veterinário.

Antes de sair, vale dar uma lida no Manual do pet viajante, disponível no site de Turismo 4 Patas (www.turismo4patas.com.br). Nele encontram-se de dicas de cuidados à etiqueta animal.



(texto publicado na revista Saúde hoje e sempre nº 3)






Nenhum comentário:

Postar um comentário