domingo, 30 de novembro de 2014

Stop para o cérebro - Camila Savioli


Momentos de ócio e lazer fazem bem à mente

Parece preguiça, mas não fazer absolutamente nada pode beneficiar o cérebro. O "momento do ócio" alivia o estresse, a ansiedade e ainda ajuda na absorção das informações ao longo do dia. Segundo o neurologista Marcondes Cavalcanti França Júnior, o descanso não faz a mente parar de trabalhar, mas a sua atividade cerebral muda. "Ele ajuda a estabilizar os neurônios e a consolidar memória, concentração, raciocínio, linguagem, percepção e atenção. "Além disso, os músculos relaxam e a pressão e temperatura do corpo reduzem.

Quem fica ligado 24 horas por dia, sob estresse constante, pode fadigar o cérebro e ficar agressivo. "Esse acúmulo pode desencadear depressão e uso abusivo de tabaco, álcool e drogas ilícitas", explica o neurologista Álvaro Pentagna. Por isso, reservar um tempo para hobbies é fundamental. "Procure praticar atividades ao ar livre, como vôlei, futebol, dança ou uma simples caminhada." Descansar meia hora de manhã e à tarde não é suficiente. "Ter uma boa noite de sono (de 6 a 8 horas) mantém o cérebro ativo no dia seguinte", avisa Júnior.

Se jogue no sofá

Deitar no sofá e assistir um pouco de televisão não faz mal a ninguém. Muito pelo contrário! Aquele descanso de meia hora vendo desenhos animados faz você se desligar das preocupações e ajuda o cérebro a não se sobrecarregar. Se preferir ir ao cinema, não tem problema. Chame os amigos para curtir um filme. O envolvimento social também alivia o estresse e diminui a ansiedade.

Palavras cruzadas

Se não quiser ficar parado enquanto descansa, palavras cruzadas são uma boa dica para distração, além de contribuírem para o aumento da capacidade do cérebro. O jogo ajuda a exercitar o raciocínio e a desenvolver habilidades para solucionar problemas. Se você é adepto à tecnologia, experimente as versões em aplicativos para celular e tablet.

Atividades ao ar livre

Praticar exercícios físicos é uma ótima opção para fugir da rotina. Por isso, faça caminhadas no parque, jogue vôlei, basquete ou futebol com os amigos e dance muito. O hábito de meditar também beneficia o cérebro, uma vez que estimula a concentração e aumenta a capacidade de processar informações.



(texto publicado na revista Saúde hoje e sempre nº 3)




Nenhum comentário:

Postar um comentário