domingo, 30 de novembro de 2014

Como funciona: Doação de sangue - Letícia Roche


Essa atitude não só beneficia pessoas em casos de emergência, mas doentes que necessitam de tratamentos prolongados. Entenda cada processo desse belo ato

Quem pode

- Pessoas saudáveis que estejam descansadas.
- Homens e mulheres entre 18 e 69 anos. Candidatos com idade de 16 e 17 anos são aceitos com o consentimento formal e presencial do responsável legal, para cada doação.
- Indivíduos com documento oficial com foto (RG, CTPS, RM, CRC, CNH, passaporte).
- Quem tenha, no mínimo, 50 kg.

Quem não pode

- Pessoas com anemia e hipertensão.
- Os que têm febre ou foram vacinados.
- Indivíduos em jejum ou sem repouso suficiente.
- Pacientes submetidos a procedimentos como endoscopia ou tatuagem ou em tratamento dentário.
- Portadores de doenças transmissíveis pela transfusão, neoplasias, além de algumas doenças crônicas e cardíacas.

O processo de armazenamento

O sangue é fracionado em partes: hemácias, plaquetas e plasma. Cada componente tem a sua forma de ser guardado. As hemácias têm validade de 35 dias e devem ser armazenadas em temperatura de 4ºC, em geladeira. Já as plaquetas duram cinco dias e podem ser mantidas em temperatura ambiente (22ºC). O plasma pode ser usado até um ano depois de doado e deve ser conservado sob temperaturas inferiores a -20ºC.

Como é o atendimento no hemocentro

Cadastro: o doador é identificado (é obrigatório apresentar documento oficial com foto, endereços e telefone para contato).

Pré-triagem: verificam-se a pressão arterial, temperatura, pulso, peso e faz-se teste de anemia.

Triagem: em uma breve entrevista sigilosa, verifica-se se o candidato apresenta alguma contraindicação à doação, protegendo-o e o paciente que receberá o sangue. É fundamental que as informações prestadas sejam verdadeiras.

Problemas na triagem

Caso o doador seja portador de alguma doença transmissível pelo sangue, isso é detectado na triagem. Se o voluntário tiver qualquer alteração laboratorial, ele é convocado para ser orientado sobre o significado da alteração para repetir os testes ou acompanhamento médico, se necessário.

Coleta: é a hora do procedimento, que é feito por profissionais treinados e segundo padrões técnicos para maior conforto e segurança na doação. Todo o material utilizado é individual e descartável.

Lanche: o doador é convidado a iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado. O ritual permite também observar o doador após a coleta por um pequeno período de tempo, diminuindo as chances de reações à doação.

As partes do sangue

Os principais componentes do sangue são os glóbulos vermelhos (hemácias), as plaquetas e o plasma. Em geral, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O plasma é reposto em algumas horas. As plaquetas e as hemácias se restabelecem em alguns dias e os estoques de ferro demoram mais tempo. Por esse motivo, os homens devem realizar a doação a cada 90 dias e as mulheres, 120 dias. Veja como são utilizados em cada caso:

Hemácias:

anemias, sangramentos e em cirurgias.

Plaquetas:

quimioterapia, transplantes, sangramentos.

Plasma:

má coagulação, fabricação de hemoderivados.




(texto publicado na revista VivaSaúde nº 139)













Nenhum comentário:

Postar um comentário