segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Combata os sinais da idade


A utilização correta de fotoprotetores é um importante recurso de prevenção aos sinais do tempo

Marcas de expressão, rugas, botox, laser e fotoprotetores são algumas palavras presentes no vocabulário de quem sente na pele o peso dos sinais da idade. Eles começam a aparecer por volta dos 30 anos. Para alguns mais cedo, para outros mais tarde, mas, o fato é que eles incomodam bastante. Pensando nisso, veja o que alguns especialistas dizem sobre os tratamentos disponíveis e as formas de prevenção para administrar a passagem dos anos da melhor maneira possível.

Os primeiros sinais

O surgimento das marcas do tempo é inevitável, mas é possível, sim, retardar e amenizar os seus efeitos. Não existe uma idade específica para aparecerem os sinais da idade. Algumas pacientes têm rugas com 25 anos de idade, enquanto outras com 50 anos ainda não as tèm. Além disso, hoje em dia, temos que focar o tratamento estético na prevenção, e não apenas na correção.

O ideal é investir nos tratamentos anti-idade por volta dos 30 anos, período em que os primeiros sinais de flacidez na face começam a aparecer. Nesses casos, e até em pessoas mais jovens, já podemos realizar procedimentos preventivos, visando manter o máximo possível a renovação e a saúde celular da pele. Esperar que os sinais já estejam instalados não é uma atitude inteligente.

Prevenção

Vale investir nos fotoprotetores, já que a exposição solar é um dos fatores que mais favorece e acentua o envelhecimento precoce. Geralmente, orientamos que as mulheres tomem cuidado com o excesso de exposição aos raios ultravioletas e que usem protetor solar no dia a dia. A prevenção deve ser iniciada já na adolescência.

Outra forma de conter os sinais do tempo é estimular a renovação de colágeno e bloquear a evolução das marcas por meio de tratamentos anti-idade. Podemos prevenir a evolução dos sinais estimulando a renovação celular e a produção de colágeno com peelings ou laser. Outra atitude correta é a aplicação do botox assim que se iniciam as primeiras rugas dinãmicas, a fim de bloquear sua evolução e a possível fratura da pele.

Antes de iniciar um tratamento anti-idade, vale a pena lembrar que:

- Eles são procedimentos médicos e devem ser realizados por profissionais qualificados. De preferência, com especialização em estética.

- A maioria dos sinais da idade podem ser tratados sem a intervenção cirúrgica, por isso, pense bem na hora de decidir o procedimento. Caso opte por fazê-la, deve-se procurar um médico de confiança e conversar com ele sobre suas expectativas e temores.

- O botox é um dos melhores procedimentos no combate às rugas e ainda não existe nenhum tratamento comprovado com a mesma eficácia. O que existe são testes com novas substâncias e produtos.



(texto publicado no jornal Atua News edição 05 - abril de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário