quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mexa-se... para viver mais e melhor


Pouco importam idade, sexo ou sedentarismo crônico: nunca é tarde para descobrir os benefícios do exercício. Mas antes de passar à ação, descubra a modalidade de atividade que melhor se adapte a seus temperamento e rotina de vida, e que dê prazer.

Assim, você não ficará tentado a encontrar desculpas para voltar à inatividade e descobrirá que o exercício é tão fundamental como comer e beber.

Para iniciar. Defina o tipo de atividade, o local e o momento em que vai praticar. Durante o primeiro mês, marque na agenda para não esquecer. Se possível, exercite-se com alguém de seu círculo de amizade, para vencer a barreira da inibição e facilitar o entrosamento em caso de atividade em grupo. Fixe-se objetivos realísticos e não se desencoraje se os resultados não forem imediatos. Seu limite é seu corpo, não os outros.

Precauções. Se você não está acostumado a exercícios fortes, pegue leve até seu corpo se acostumar. Se sentir dor ou cansaço, não force: dê uma parada e descanse.

Se você é obeso, totalmente sedentário, está convalescendo de infecção, é cardiopata, hipertenso ou diabético, sofre de problemas de coluna, artrite ou dor nas juntas, informe-se com seu médico sobre o tipo de exercício que deve praticar. Saiba que existem exercícios específicos, que ajudam a aliviar e mesmo estacionar tais padeceres. Atividades impróprias podem agravar os riscos.

O que o exercício faz por você

- Ajuda o coração a se manter sadio e forte, reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames

- Ajuda a perder peso e a manter a linha

- Ajuda a relaxar, a dominar o estresse e a dormir toda a noite

- Energiza corpo & cuca para todas as atividades e prazeres

- Ajuda a ser e a se sentir jovem

- Garante diversão, alegria e bem-estar, sem custos excessivos

- Traz todos esses benefícios sem exigir demais: umas horinhas por semana e já se sente toda a diferença. Além disso, exercícios não têm de ser extenuantes. Escolha a prática que melhor se adapte a seu ritmo e gosto.

A ginástica em casa

Se não é fácil encontrar por perto um local apropriado para a ginástica e exercícios, ous e você prefere o conforto e a intimidade do lar, aí vão algumas dicas:

Vídeos e livros. As locadoras de vídeo e as livrarias estão coalhadas de guias de boa forma. Antes de comprar (ou alugar), analise com cuidado o que o mercado tem a oferecer. Você acabará encontrando a receita de exercício sob medida para seu caso.

Pular corda. Este é um dos exercícios mais fáceis e baratos que existem - além de ser excelente para o coração. Pule corda 10 minutos por dia, sempre no mesmo horário, para incorporar o hábito.

Corrida. Corra parado, em volta do jardim, subindo e descendo escada, pelo terraço e onde der. O importante é manter o ritmo constante por cerca de 10 minutos diários.

Equipamento. Na bicicleta ergométrica você consegue o máximo de rendimento. Para combater a monotonia, ligue o aparelho de TV e ponha um bom vídeo. O tempo passa voando e você nem se dá conta que pedalou quilômetros. Antes de comprar, teste a bicicleta. Ela tem de ser sólida, com boas juntas, assento confortável e ajustável, e pouco ruidosa. Os aparelhos de musculação e ginástica são ótimos... desde que se tenha espaço e dinheiro sobrando.

Dança. Balance o corpo ao sabor do jazz, samba, lambada, valsa ou qualquer outro ritmo. Dançar é excelente para as funções orgânicas e psíquicas, especialmente para os tímidos, solitários e idosos. Além do mais, dançar é comunicar, é encontrar pessoas e estar sintonizado na onda da alegria de viver.

Por que o exercício é bom para o coração

O coração é o músculo que bombeia o suprimento vital de sangue rico em oxigênio para todas as partes do organismo. Os exercícios regulares tornam o coração mais forte. Assim, ele pode bombear mais quantidade de sangue a cada batida, e não fica sobrecarregado em sua tarefa.

Os exercícios que mais ajudam o coração são os que exigem mais desempenho. Por isso são chamados de aeróbicos, já que demandam grandes quantidades de oxigênio para manter os músculos em funcionamento.

Os exercícios aeróbicos - ciclismo, corrida e natação - dão resistência ao corpo, minimizando o cansaço físico. E cada vez mais fica provado que o treinamento físico é o melhor antídoto contra os riscos das doenças coronarianas.

Exemplo. Em altas concentrações no sangue, os triglicerídios (mistura de ácidos graxos e glicerol) contribuem para a formação das placas de ateroma, que bloqueiam a circulação e causam acidentes cardíacos. Pois bem, 48 horas após uma sessão de exercícios com peso ou em aparelhos de resistência, esses perigosos elementos são reduzidos em 36%.

Além dos exercícios, você pode proteger ainda mais seu coração tomando as seguintes providências:

- Não fume

- Mantenha peso ideal para sua estatura e idade

- Coma mais fibra e menos gordura

- Cheque regularmente sua pressão sanguínea

- Modere nas bebidas alcoólicas

Lembretes

- Antes de começar qualquer atividade mais vigorosa, pratique o aquecimento muscular com saltitos e alongamento.

- Vista sempre roupas folgadas e confortáveis durante os exercícios. Jogging e corrida exigem tênis apropriados para amortecer choques na arcada e no calcanhar, e proteger as juntas.

- Para não perder o ânimo, presenteie-se de vez em quando com algo que faça parte de sua vida esportiva, como um par de tênis, uma nova roupa colorida...




(texto publicado na revista Saúde para todos nº 1 - ano 1 - maio de 1995)

Nenhum comentário:

Postar um comentário