segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Postura correta - o corpo agradece


Uma postura corporal correta resulta em qualidade de vida. A coluna vertebral tem um papel importante, já que protege a medula espinhal e garante os movimentos necessários ao corpo. Manter por muitos anos uma postura incorreta do corpo em várias atividades do dia a dia compromete seu funcionamento e consequentemente outros membros. Ao longo do tempo, naturalmente, o corpo humano enfraquece e reduz sua capacidade de movimentação. Sem o cuidado necessário aumenta a possibilidade de doenças na velhice. Entre as ações que compromete a coluna estão fatores psicológicos - a pessoa fica prostrada e não mantém o corpo ereto, sentar e deitar errado, obesidade e falta de exercícios físicos. As lesões ocorridas durante toda a vida podem causar desgastes nos discos e nas articulações da coluna vertebral. As consequências são dores nas costas, lordose, corcunda, bico de papagaio, o que interfere diretamente em atividades, como trabalho e estudo.

Acerte sua postura

Em pé: mantenha o corpo ereto e o abdômen contraído. Se for obrigado a passar muitas horas em pé, sente-se num banco alto e encoste os pés no chão e não dobre a coluna ou alterne nas posições.

Sentado: não cruze as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas. A altura da cadeira tem que ser a mesma entre o joelho e o chão. A posição da cabeça precisa de manter na linha do horizonte e se, for preciso abaixar a cabeça para ler, coloque um suporte para aumentar a altura do livro. Na frente do computador, coloque o monitor na linha dos olhos e os braços em 90º.

Deitado: a melhor postura ao se deitar é manter o corpo de lado com travesseiro entre os joelhos. Deitar em colchões moles pode acomodar a coluna de maneira incorreta. Prefira colchões mais firmes.



(texto publicado no jornal Ponto a Ponto edição 263 - ano 5 - março/abril de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário