sábado, 17 de março de 2012

Cultive o bom humor

Hábitos para você encarar a vida de forma positiva e enfrentar o que vier com muita disposição!

Exibir um sorriso, mas espumar de nervosismo por dentro, está longe de ser uma atitude saudável. Suas emoções precisam ter vazão ou há o risco de que elas comecem a causar problemas físicos, desde dores de costas até taquicardi ou falta de ar, por exemplo.

O bom humor precisa ser sincero, os especialistas afirmam que essa é a melhor maneira de encarar a vida, com uma postura positiva e aberta para enfrentar o que vier com mais disposição.

A seguir, algumas dicas para você levar a vida de forma mais leve, usando o humor a seu favor, sem que  o sorriso fique apenas na aparência.

Não fuja de situações frustrantes

Fingir que não existe sofrimento pode até deixar seu bom humor intacto por um tempo. Mas os momentos frustrantes não deixam de existir simplesmente porque você fugiu deles. Use essas situações para amadurecer, como crescimento pessoal, e encare os desafios com mais facilidade.

Permita-se errar

Não é para se viver de um modo pessimista, mas considerar que há sempre ao menos duas possibilidades e uma delas pode ser diferente de sua expectativa. Com esse preparo emocional, as chances de você ficar de mau humor com o pior resultado diminuem (fiz uma postagem com o título "A parábola do bode" que se encaixa perfeitamente nesse ítem).

Organize a sua rotina

Com organização, é possível se programar melhor para dar conta de todas as tarefas. O planejamento ajuda a evitar aflições ou crises de desespero por não conseguir cumprir os prazos ou por esquecer alguma atividade em meio à falta de prioridades, fazendo com que a rotina do dia-a-dia seja encarada de forma mais tranquila e, como consequência, com bon humor.

Comemore cada pequena conquista

Quem imagina a felicidade como uma sequência permanente de grandes emoções pode viver frustrado, buscando isso a vida inteira. Os momentos simples precisam ser mais valorizados, assim, naturalmente, você passa a cultivar mais o sorriso, o bom humor. Fica mais fácil reconhecer o que traz felicidade em vez de viver em busca dela.

Aprenda com os erros

Depois que o erro foi cometido, o mau humor não ajuda em nada. Errar não é o fim do mundo, algo que deve desanimar e levar à desistência de um objetivo. Em vez de se irritar, pense como reagir em uma próxima ocasião, quando algo sair do programado ou esperado.

Esvazie a cabeça

O excesso de pensamento negativo não dá espaço para o bom humor. Procure se esforçar para pensar no problema por um determinado período, concentrando as suas energias para resolvê-lo. Mas depois mude o foco e pense em outras coisas, sua saúde mental vai agradecer. Não há contribuição maior para o bom humor do que a capacidade de resolver os próprios problemas em vez de permanecer se lamentando deles.

Dê risada!

Quando damos gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina - hormônios do estresse - baixam. Além disso, o cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que deixa o corpo mais relaxado. Mas a risada precisa ser sincera, por isso, procure situações prazerosas que permitam você passar mais tempo descontraído.


(texto extraído do jornal "Leve & Leia")


Ginástica do bom humor ao som de "The lion sleeps tonight"


"The lion sleeps tonight" versão "O rei leão" da Disney

"The lion sleeps tonight" interpretado por Happy Hippo & Stan












Nenhum comentário:

Postar um comentário