sábado, 4 de janeiro de 2014

Jabuticaba combate estresse, envelhecimento e não engorda


A jabuticaba pode se tornar uma poderosa aliada à saúde do organismo, para uma boa nutrição e até mesmo na prevenção de doenças.  A fruta tem vitaminas do complexo B e também vitamina C. Cada 100 gramas da fruta apresentam, aproximadamente, 58 calorias, portanto é pouco calórica. Por ser uma fruta rica em sais minerais como o cálcio, fósforo e ferro, a jabuticaba possui potente ação antioxidante (graças às antocianinas), ou seja, ajuda a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce das células e pelo estresse, por exemplo.


Suco da casca

A maior concentração das antocianinas está na casca da fruta. Para consumo das cascas, uma boa opção é bater no liquidificador e ingerir sob forma de suco. Podem-se adicionar outras frutas como o abacaxi, para deixar o suco mais saboroso.


Câncer de próstata e leucemia

Um estudo realizado este ano por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de doenças, entre elas o câncer de próstata e a leucemia. De acordo com os estudos, os compostos presentes na casca da fruta reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo. "A jabuticaba possui compostos fenólicos que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, combater os radicais livres, possui vitamina C e do complexo B além de possuir fibras que ajudam o colesterol sanguíneo", explica Mário Roberto Maróstica, pesquisador da Unicamp.

O departamento de Engenharia de Alimentos da Unicamp faz há cinco anos o mais completo estudo sobre a fruta, e descobriu que as melhores propriedades estão na casca. Transformada em pó e depois em um extrato, foi testada em células humanas com algum tipo de câncer: "Nós observamos uma redução de 50% no crescimento de células de leucemia e células de câncer de próstata", afirma o pesquisador.

A multiplicação das células cancerígenas foi reduzida, justamente porque a fruta é rica em compostos fenólicos. Os mais potentes são as antocianinas e os taninos, que dão a cor escura à jabuticaba e combatem o envelhecimento precoce das células.

Outra parte da pesquisa envolveu ratos obesos, onde a farinha da casca de jabuticaba virou ração. Os resultados mostraram que o consumo diário pode ter efeito na prevenção de doenças como o diabetes tipo dois.

As descobertas ganharam repercussão internacional com as publicações em duas das revistas científicas mais respeitadas do mundo, no British Journal of Nutrition e o canadense Food Research International.

Os pesquisadores elaboraram uma receita de saúde. Dez unidades de jabuticaba consumidas por dia, com a casca, seriam suficientes para auxiliar na prevenção de doenças. Isso, é claro, associado a um estilo de vida saudável, com boa alimentação e exercícios. Jabuticaba sozinha não faz milagres.


O pé e a fruta

Fruta típica da Mata Atlântica, ela cresce grudada aos troncos e ramos da árvore conhecida popularmente como jabuticabeira, atinge a fase madura durante a primavera. É muito utilizada na culinária e na fabricação de doces, sucos, geleias, licores, vinho entre outros.



(texto publicado na revista Leve & Leia - janeiro de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário