sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Pequenas mudanças de atitude podem melhorar sua saúde física, mental e material


No começo do ano aumenta a nossa vontade de mudar algumas coisas - aquelas que em algum momento achamos não estar "legal" em nós. O importante, quando compramos a agenda nova, ou abrimos a agenda e a lista de lembretes dos smartphones ou tablets, é tentarmos novamente - afinal, é começo de ano - e porque não tentar? Vale a pena saber que é super válido mudar aquilo que der: sem se cobrar, ou levar a ferro e fogo. Relaxe! Afinal, temos mais 365 dias novinhos para construir uma nova história. Ficam aqui algumas dicas que esperamos sejam úteis, em algum momento do ano, para quem almeja mudanças.

Use filtro solar. Coma frutas e verduras. Lembre-se do fio dental. Pratique pelo menos uma hora de exercícios físicos três dias por semana. Passe longe do torresminho de bar. Aproveite para largar o cigarro. Beba dois litros de água filtrada por dia. E durma 8 horas por noite. Leia mais e sempre. Endireite as costas. Aprenda a meditar. Vá ao dentista regularmente. Se beber, não dirija. Faça um check-up por ano. Verifique se as suas vacinas estão em dia. Não fique com o rosto colado na tela do computador. Trabalhe menos, divirta-se mais. Encha o prato com verduras, grãos e brotos. Esvazie-o de doces e gorduras. Limpe os ouvidos, mas cuidado com o cotonete. Sexo só com camisinha (aliás, este deveria ser seu mantra).

Seguindo à risca essa lista de cuidados, é bem possível que você leve uma vida mais saudável em 2014. E nem precisamos encher estas páginas com estudos que comprovam tudo o que está dito aí em cima - até porque, convenhamos, você já está cansado de saber! É bem possível, inclusive, que muita coisa daí esteja entre suas promessas para o início do ano.


Ouça música

Não se culpe se você é daqueles que passam o dia todo com um fone de ouvido cantarolando por aí. A música tem efeitos muito benéficos para a saúde física e mental. Entre outras coisas, a música pode acalmar, estimular a criatividade e a concentração, além de ajudar na cura de uma porção de doenças.


Tenha fé

Costuma ser mais feliz quem consegue encontrar um significado para a vida. Esse significado pode estar em qualquer coisa. Mas é na religiosidade que a maior parte da população vai buscar essa razão de viver. E encontra. Pesquisas mostram que as pessoas religiosas consideram-se, em média, mais felizes do que as não religiosas. Elas também têm menos depressõ, menos ansiedade e índices menores de suicídio.


Ande mais a pé

Gastar sola de sapato é um dos melhores exercícios que existem, seja para a saúde física, mental, do meio ambiente ou do seu bolso mesmo. Sim, porque para fazer caminhadas você não precisa gastar rios de dinheiro com academias elaboradas, muito menos com personal trainer. Um par de tênis basta. E quando falamos de caminhada, não estamos nos referindo a nada profissional, que exija pista adequada e treinamento. Pode ser no seu bairro, no quarteirão da sua casa, ou até mesmo na escadaria do prédio, na pior das hipóteses.

Os benefícios físicos vão desde a melhora do sistema imunológico,  perda de peso e a oxigenação do corpo a até mesmo o aumento da nossa inteligência, acredite.

A caminhada aumenta a resistência cerebral e melhora o desempenho de leitura e aprendizado. E mais: beneficia a plasticidade do cérebro - a capacidade que ele tem de se adaptar a novas situações e realizar funções diferentes. Sem contar o efeito no humor. "Andar diminui o estresse e ajuda muito no combate à depressão", afirmam os especialistas.

No corpo, a caminhada ajuda a diminuir a gordura intra-abdominal, aquela que se acumula entre as vísceras. É a famosa barriguinha de chope. Ela é considerada a forma mais perigosa de depósito de gordura.


Tenha (pelo menos) um amigo (a)

Todo mundo quer ser feliz! Isso é tão verdadeiro quanto óbvio e para chegar à tal felicidade, precisamos ter amigos.

Conversar com um amigo nos dá prazer. Ao mesmo tempo, nos sentimos engajados, porque doamos muito de nós mesmos a ele. E ainda esse bom bate-papo faz com que nossa vida adquira um significado, mesmo que seja momentâneo.


Coma devagar

Parece até falatório de mãe, mas os benefícios de diminuir o ritmo das garfadas são incríveis. Para começar, ninguém ganha tempo comendo um sanduíche na frente do computador - o máximo que você ganha são quilos a mais, uma vez que, quanto mais rápido você come, mais fome sente. O centro da saciedade demora até 20 minutos para mandar uma mensagem ao outro de que você está comendo e está satisfeito. Se você comer muito rápido, vai passar da conta, sentir o estômago estufado antes que seu centro de saciedade tenha tempo de informar seu corpo de que já está bom e você deve parar de comer.

Isso quer dizer que, se você comer mais devagar, provavelmente vai comer menos, sem ter que fazer nenhuma dieta. O que será um ganho danado à sua saúde! Fora a redução do peso e do risco de doenças aliadas à obesidade, há diversas pesquisas que apontam que devemos diminuir a quantidade de comida se quisermos viver mais.


Beba água

Pelo menos dois litros por dia, para hidratar bem o corpo e eliminar as toxinas. Água de coco e suco de fruta também ajudam. E evite o sal, que retém esses líquidos e favorece o inchaço nas pernas, nos pés e na barriga.


Uma taça de vinho, pode

O álcool em excesso prejudica o fígado, causa gastrite e pode trazer problemas cardíacos. Mas uma taça com 250 ml de vinho toda noite faz muito bem: evita infartos, derrames cerebrais e o câncer de mama.


Exercite a mente

Pensamentos positivos são essenciais para uma boa qualidade de vida. E quem mantém a mente ativa, conversando, trocando experiências, tem menos chances de sofrer com doenças neurológicas e de memória, como o Alzheimer.


Durma bem

Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo. Procure dormir 8 horas por dia.


Sorrir é o melhor remédio

Você sabia que uma boa risada é importante até mesmo para combater doenças? Rir faz bem. E quem está de bem com a vida, vive muito mais! Além do que, o humor aumenta o nível de anticorpos e células do sistema imunológico que combatem infecções.


Escolha amigos saudáveis

O segredor é passar bastante tempo com gente saudável, alegre! Já se comprovou que os amigos têm enorme influência inconsciente sobre nosso comportamento.


Mantenha-se sexualmente ativo (a)

Um estudo feito com homens de 45 a 59 anos no País de Gales verificou que a prática regular do sexo tem efeito protetor. Além de promover a circulação e reduzir o estresse, o sexo libera o DHEA, um dos formadores da testosterona que ajuda a reparar e sarar os tecidos; também é um antidepressivo natural, principalmente para as mulheres.


Saia da preguiça!

A longevidade tem tudo a ver com atividade física. Mesmo se você não precisa perder peso, uma caminhada, por exemplo, vai melhorar o seu humor e afastar as doenças do coração. O Pilates e a ioga também são excelentes para sair do sedentarismo, melhorar a postura e combater o estresse.


Não leve nada disso tão a sério


Se você leu esta matéria até aqui - e levou tudo o que está escrito em consideração - deve estar cheio de tarefas a cumprir. De fato, são dicas que podem ajudá-lo a melhorar consideravelmente seu dia-a-dia. Mas, sinceramente, não precisa tanta rigidez. Se der para fazer tudo, ótimo. Se não der, tudo bem também. E não precisa levar tão a ferro e fogo as milhares de pesquisas que mandam comer isso e fazer aquilo, caindo em depressão profunda se "fracassar" em um ou dois itens. Afinal, são as escapulidas que tornam a vida da gente divertida - ou você acredita mesmo que todas as nutricionistas esguias e saudáveis só comem refeições balanceadas e todos os médicos fazem ginástica todo santo dia? Essas pessoas também capitulam à preguiça, comem demais e xingam a mãe dos outros no trânsito.

Radicalismo e rigidez com regras são um perigo. Podem se tornar uma obsessão e isso não é bom - mesmo que seja por uma vida saudável. O melhor mesmo para a saúde é o equilíbrio, a flexibilidade. Procurar fazer tudo com leveza e um toque de humor é a melhor saída.

Por falar nisso, e aquela picanha com fritas? Que tal hoje mesmo!




(texto publicado na revista Leve & Leia - janeiro de 2014)























Nenhum comentário:

Postar um comentário