O câncer é uma enfermidade que se caracteriza pelo crescimento descontrolado, rápido e invasivo de células com alteração em seu material genético. Os fatores de risco para o seu desenvolvimento podem ser de natureza ambiental (estilo de vida, consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, hábitos alimentares, ocupacionais, medicamentos, hábitos sexuais, exposições a radiações) ou de natureza constitucional (moleculares, hereditários e suscetibilidade genética). A relação dieta e câncer está bem estabelecida, 35% dos cânceres estão relacionados a ela. Estudos científicos já vêm apresentando uma associação inversa entre risco de câncer e consumo de frutas e vegetais, conforme uma publicação de 2010 da Revista Brasileira de Epidemiologia.
Uma estratégia muito saudável na busca para redução do risco à doença é o manejo da nutrição, de maneira a otimizar as propriedades dos alimentos e seus componentes bioativos por meio de uma alimentação equilibrada. Recomendações da American Cancer Society incluem a ingestão de alimentos provenientes de fontes vegetais e a limitação de ingestão de gordura de origem animal como forma de evitar a doença. Além de sugerir que o indivíduo torne-se fisicamente ativo e limite o consumo de álcool.
Os alimentos denominados funcionais demonstram capacidade de regular funções corporais protegendo contra doenças crônicas degenerativas. As fontes alimentares que possuem maior quantidade de compostos benéficos ao corpo são: frutas cítricas, alho, soja, gengibre, cebola, berinjela, brócolis, couve-flor, espinafre, aveia, cebolinha e açafrão.
Outros alimentos que merecem destaque por seus princípios ativos são cenoura (contém betacaroteno), tomate (que possui licopeno) e vegetais como couve e repolho. Assim como a soja, que conta com a presença de fitoquímicos que atuam como antioxidantes, todos eles têm forte indicação de que reduzem o risco de câncer. Para melhor aproveitamento desses compostos bioativos, recomenda-se o consumo dos vegetais crus ou cozidos ao vapor, para que as propriedades não sejam perdidas na água de cozimento.
(texto publicado na revista Contigo nº 2036 - 25 de setembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário