Detalhes interessantes da vida de Bergoglio
1) Antes de se formar em Filosofia e Teologia, Jorge Mario Bergoglio fez graduação e mestrado em química.
2) Enquanto bispo de Buenos Aires, o Papa Francisco tinha o costume de andar de ônibus e metrô pela cidade.
3) Apesar de ser conservador em temas como aborto e união entre pessoas do mesmo sexo, ele já falou em tolerar o uso de contraceptivos como método para evitar doenças.
4) Ele já teve uma namorada na adolescência e dizia que queria se casar com ela.
5) O Papa Francisco é fã de futebol. Ele é torcedor do San Lorenzo e afirmou não ter perdido nenhum jogo do campeonato argentino de 1946, quando o time foi campeão. Na época, o Papa tinha apenas 10 anos.
6) O pai do Papa Francisco se interessava por outro esporte: o basquete.
7) No último dia 19 de maio, a TV2000 da Conferência Episcopal Italiana afirmou que o Papa Francisco havia feito um exorcismo, em plena Praça de São Pedro. Nas imagens é possível ver o Papa se aproximando do jovem, colocando a mão sobre a cabeça do menino e rezando. O porta-voz do Vaticano negou o exorcismo, disse que o Papa apenas rezou por uma pessoa doente que foi apresentada a ele. A TV se desculpou.
8) Apesar das desavenças, o primeiro encontro com líderes de Estado realizado pelo Papa Francisco foi com a presidente argentina Cristina Kirchner. Eles almoçaram juntos e o Papa disse que considerava o encontro "informal" e um gesto de "cortesia e afeto".
9) O Papa Francisco considera o bispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, um grande amigo. Ele disse que o brasileiro o "confortava" durante o conclave. Quando foi eleito, dom Cláudio Hummes foi o primeiro a abraçá-lo e teria dito "não se esqueça dos pobres". A frase do bispo emérito foi uma das inspirações para a escolha do nome do Papa.
10) O Papa Francisco tem apenas um pulmão. O outro foi removido após uma infecção ainda na juventude.
11) O Papa já criticou padres que se recusaram a batizar bebês de mães solteiras.
12) Em 2001, foi até um hospital e lavou os pés de pacientes portadores do vírus da aids.
13) O Papa Francisco tem diversos livros publicados. Entre eles: "Diálogos entre João Paulo II e Fidel Castro", "Corrupção e Pecado" e "Desafios para Educadores Cristãos".
14) O Papa Francisco não teve um papel protagonista de combate à ditadura argentina - uma das mais sangrentas da América Latina - como tiveram outros religiosos. Um jornalista chegou a acusá-lo de ter colaborado com militares em um episódio. Os defensores do Papa garantem que a atuação dele na defesa dos direitos humanos e civis durante a ditadura se deu nos bastidores. Foi negada qualquer relação do Papa com os militares.
15) Quando nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II, o Papa Francisco teria pedido aos fiéis argentinos que não fossem até o Vaticano para a cerimônia. Ele teria dito que o dinheiro da viagem deveria ser dado aos pobres.
16) Logo após ser eleito Papa, Francisco recusou um veículo oficial destinado ao bispo de Roma e preferiu andar de ônibus lado a lado com outros cardeais.
(texto publicado na revista Saiba Mais nº 1 - ano 1 - Papa Francisco no Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário