sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Longevidade - Dr. Eduardo Pinho Tavares, especialista em geriatria


Você já se imaginou com 120 anos? Pode parecer loucura, mas é esta a expectativa da medicina moderna para as pessoas em um futuro próximo. É claro que para atingir esta longevidade centenária e com qualidade, é necessário se cuidar durante toda a vida. Envelhecer é um processo natural, obrigatório e irreversível para todos os seres vivos, mas é possível passar pelos anos com saúde e disposição.

"Não basta viver muito. É preciso viver muito bem", destaca o geriatra e gerontólogo Eduardo Pinho Tavares, diretor da Clinlife, clínica que realiza o programa "Mais Qualidade de Vida" em Belo Horizonte, Divinópolis e Brasília. "Precisamos pensar em nosso organismo como um todo, buscar uma harmonização física e emocional. Para isso, a medicina hoje é capaz de oferecer um conjunto de práticas voltadas para a qualidade de vida, bem-estar e prevenção. O segredo está nas equipes multidisciplinares, compostas por diferentes profissionais da saúde trabalhando de forma integrada", explica.

Depressão, estresse, colesterol alto, hipertensão, diabetes e obesidade são os principais problemas que surgem com o avançar da idade. A prevenção é a melhor forma de evitar que eles apareçam, levando uma vida saudável e equilibrada. "Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas podem e devem procurar um geriatra a partir dos 30 anos de idade, assim, será possível evitar que essas doenças cheguem", completa Tavares.

Segundo o médico, é nesta faixa etária que surgem os primeiros sinais do envelhecimento: cansaço, desânimo, alteração de humor, insônia e, o mais comum, falhas de memória. "Tais problemas não são apenas inimigos da velhice, são inimigos da vida, principalmente em um mundo cada vez mais agitado e competitivo, em que as pressões do dia-a-dia acabam prejudicando a saúde e o bem-estar. Por isso, quem realmente preza pelo ato de viver, não deve hesitar em procurar ajuda profissional antes do aparecimento desses sintomas", alerta.

E quem já está com 40, 60 ou 90 anos também pode melhorar a qualidade e prolongar a vida com a ajuda da medicina. Exames específicos são capazes de diagnosticar os excessos e deficiências do organismo e equilibrar os minerais e vitaminas. Em clínicas transdisciplinares, os tratamentos envolvem, além de remédios, atividades físicas, acompanhamento psicológico e nutricional para que o avançar da idade seja prazeroso e saudável.



(texto publicado na revista Vida Simples nº 153 - dezembro de 2014)








Nenhum comentário:

Postar um comentário