Porta
É a parte onde há maior variação de temperatura, por causa do abre-e-fecha. Acomode aqui produtos menso perecíveis: bebidas, conservas (como azeitonas e palmito) e molhos de pimenta, ketchup, mostarda e shoyu.
Prateleira superior
Na parte mais fria da geladeira vão os alimentos mais perecíveis como os produtos lácteos (leite, iogurtes, queijos e manteiga) e os frios (na gaveta própria). Cabem também embalagens abertas de sucos e geleias.
Gavetão
No local menos refrigerado ficam legumes e verduras. Sensíveis a temperaturas muito baixas, esses alimentos "queimam" e se estragam com mais facilidade. As folhas devem ser bem secas para durarem mais.
Freezer
Congele tudo o que quiser: carnes, peixes, frutas e legumes cortados, pratos prontos, sobremesas. Para evitar deixar a porta aberta sem necessidade (o que prejudica o processo), use etiquetas para identificar a data do congelamento. Uma vez descongelado, nenhum alimento pode voltar ao freezer.
Prateleiras do meio
Guarde aqui alimentos preparados, como legumes cozidos e sobras de comida, devidamente acomodados em potes de vidro ou louça. Aqui também ficam os ovos, guardados em sua embalagem original, bem limpa, no fundo da prateleira.
Prateleira inferior
O andar mais baixo é a área ideal para acomodar garrafas pets e frutas, pois a temperatura não é tão baixa. Deixe aqui também os alimentos para descongelar, com um prato embaixo para a água do degelo.
(texto publicado na revista 73 mitos alimentares da Super Interessante nº 5-A - junho de 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário