domingo, 23 de novembro de 2014

Mito ou verdade?: Os cachorros percebem quando seus donos estão triste


Verdade

Não é raro ver o seu cão ficar mais próximo quando você está triste, por vezes chorando. Isso acontece porque eles conseguem identificar as diferentes emoções que são expressas pelos humanos. Para Ricardo Tubaldini, médico veterinário e diretor de conteúdo do site CachorroGato, isso ocorre devido ao intenso convívio do animal com os seus tutores. "Eles passam a entender os sinais transmitidos pelo dono, descobrindo que temos diferentes ações para cada tipo de humor", complementa.

Embora os cães não entendam exatamente o que falamos ou fazemos, eles conseguem perceber essas mudanças emocionais. Ainda de acordo com Tubaldini, "os cachorros não se apegam muito às expressões faciais, a não ser quando são muito condicionados a detectarem isso. Normalmente, eles se apegam aos sons e expressões corporais de seus donos", explica.

E eles ficam tristes?

Todos os animais conseguem demonstrar, de alguma maneira, o que estão sentindo. Seja por meio de ruídos ou por lambidas. "Quando os cachorros estão alegres, fica fácil perceber, pois abanam o rabo e se aproximam das pessoas para lamber o nosso rosto", comenta o especialista.

Esses sinais, corporais e de comportamento, podem ajudar a identificar problemas mais sérios no seu peludo. "Cães tristes ficam mais tempo em lugares escondidos, não querem se alimentar nem socializar com outros animais. Devemos ter muita atenção a esses vestígios, pois infelizmente podem estar ligados à tristeza e depressão, e também ao início de alguma outra doença que pode ser grave", finaliza.

Primeira impressão

Uma pesquisa publicada pela revista Behavioural Processes revelou que os cachorros levantam a "sobrancelha" esquerda em reconhecimento do seu tutor.

Adoram um chorão

A Universidade de Londres descobriu que os cães preferem se aproximar de uma pessoa chorando do que de uma falando.

Barulho de alegria

O ronronar, barulho específico da espécie felina, indica que o gato está completamente relaxado e feliz.

Animal envergonhado

O psicólogo Marc Hauser, da Universidade Harvard, observou um macaco reso que ficou envergonhado depois de levar um tombo. O primata olhou ao seu redor para saber se outro animal tinha visto a cena.



(texto publicado na revista Meu pet nº 20)







Nenhum comentário:

Postar um comentário