É hora de mudar! Aproveite o início do ano e adote estas dicas infalíveis para mudar de uma vez por todas o que incomoda você. Sua vida vai melhorar!
A lista de resoluções para o ano já está na mão desde o primeiro dia de janeiro, certo? A dieta para perder os pneuzinhos, dar um jeito no namoro que vai mal, voltar a falar com aquela tia fofoqueira, fazer a tão sonhada viagem e começar o curso de inglês que há tempos você adia... A lista é imensa. Fique esperta! "A elaboração de metas pode ajudar a estabelecer um foco, mas listas feitas sem compromisso verdadeiro podem causar frustração", alerta o psicoterapeuta Luiz Cuschnir, autor do livro Como Mulheres Poderosas se Tornam Mulheres Conquistadoras (Ed. Planeta, R$ 19,90). Então, haja determinação para chegar lá! VIVA! traçou o caminho para você mudar tudo aquilo que incomoda você e conseguir o que quer. Comece agora!
1-Mudar, sim! Mas por quê?
Identificar o problema é o começo de tudo. Ponha na lista tudo o que quer (e pode) mudar. Reconhecer os benefícios que a mudança de atitude trará é o que vai, de fato, dar forças para continuar. Pense assim: um curso de inglês pode garantir uma promoção no trabalho. Ter mais paciência com a tia chata e enxerida pode ajudá-la a eliminar as brigas com sua mãe. Você provavelmente não vai conseguir mudar as atitudes da titia, mas pode evitar o começo de uma discussão chata.
2-Aprenda a dizer não
Dizer não para você mesma e para os outros pode ajudar a encarar suas metas de maneira mais sensata, pois ajuda a estabelecer limites. Diga não para tudo aquilo que faz mal a você! "Obstáculos sempre existem no caminho e precisamos de energia para enfrentá-los e inclusive negá-los", lembra Luiz Cuschnir. Fique à vontade para dizer não para o trabalho frustrante, para o amor insuficiente, para o colega que te explora...
3-Comece pelo mais fácil
Tenha um plano de ação que comece por mudanças mais simples. Isso porque, quando você não consegue o que quer logo de cara, encontra rapidinho motivos para desistir dos planos. Está acima do peso e decidiu emagrecer 20kg? Calma, garota! Por que não se desafia a perder 1kg por semana? Metas realistas com prazos curtos são mais fáceis de serem seguidas. E os resultados certamente darão um ânimo extra!
4-Ah, as diferenças...
Acredite, aceitar que ninguém é igual a você pode resolver muitos problemas de relacionamento. Então, repense sobre sua amiga megaestourada, enquanto você é calmíssima. Se você aceita as diferenças, pode buscar soluções práticas (e sem brigas!) para sair de situações difíceis. Não tem segredo: use as armas que tem, como compreensão, paciência e capacidade de se adaptar a situações adversas.
5-Espelho, espelho meu...
Autoconhecimento é essencial. Pare um pouquinho para pensar: o que te motiva? E o que te faz desistir? O psicoterapeuta lembra que as mudanças devem ser feitas de acordo com o perfil de cada um. "Quem não tem condições de seguir aquilo a que se propõe acaba por não acreditar em si mesmo e, por isso, pode desenvolver um lado perdedor", avalia. Outro exemplo: pessoas extremamente apegadas ao que têm e que precisam de controle absoluto podem mudar positivamente se tomarem decisões de forma impulsiva, desde que as levem adiante. Bora se conhecer melhor?
6-Zona de conforto, eu não te quero mais!
Mudança requer esforço, todo mundo sabe! Então, caso você tenha se comprometido a caminhar no parque todos os dias, faça isso. Dá preguiça acordar cedo? Dá, sim. Mas um dia sem o exercício pode colocar todos os outros dias de ginástica a perder. Tá chovendo? Pular corda em casa pode ser uma ótima solução. Procure sempre uma alternativa de fazer as coisas darem certo. Nada de desculpinha esfarrapada. Desafie-se!
(texto publicado na revista Viva! Mais nº 694 - 19 de janeiro de 2013)
Nenhum comentário:
Postar um comentário