sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Não leve carroça por carro - Marília Medrado


Dos documentos ao test-drive, tudo o que você precisa saber para não ter dor de cabeça - e no bolso! - na hora de comprar um automóvel usado

A maioria das pessoas sonha em ter seu próprio carrinho... Mas apenas a minoria delas tem grana para comprar um modelo novo. Ainda bem que existe um meio-termo: optar por um veículo usado, oras. "Pelo mesmo valor de um carro 0 km, é possível adquirir um semi novo ou usado com opcionais, conforto, potência, além de não sofrer tanta desvalorização como na compra de um novo", diz Ilídio dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores. Interessada? Saiba o que precisa observar antes de partir para a compra e não se esqueça de levar um mecânico de sua confiança para uma inspeção.

Tempo de uso

Segundo Santos, desde que o carro esteja bem conservado e com a documentação em dia, o tempo de uso dele não é problema. Confira no Manual do Proprietário se as revisões exigidas pela montadora foram feitas, o que pode dizer muito sobre a manutenção do veículo.

À luz do dia

Analise o veículo sempre durante o dia para ver se há diferenças na pintura ou na lataria. Observe também se as quinas e os vãos do automóvel estão alinhados e se as portas e o capô encaixam-se perfeitamente. Diferenças podem indicar batidas ou reparos malfeitos.

Fique de olho!

- "Pneus dianteiros com o lado interno desgastado podem indicar problemas com o alinhamento, balanceamento e até suspensão", diz Santos.

- Cheque se o número do chassi do carro está gravado nos vidros. Se não estiver, é sinal de que a janela foi trocada por algum motivo.

Dentro do carro

Teste os faróis, o para-brisa, a buzina... Enfim, veja se tudo está funcionando perfeitamente. Confira se há mofo nos bancos e carpetes. Verifique o estado do estepe e dos itens de segurança, como o extintor, o macaco, o triângulo...

Test-drive

- Acelere o carro e repare no escapamento. Excesso de fumaça ou cano sujo de óleo indicam que o motor está muito usado ou precisa de reparos.

- Ao dirigir, tire com cuidado as mãos do volante. Se o carro pender para algum lado, pode ser problema com o alinhamento, suspensão ou pneus. Ruídos ao frear? Isso indica pastilhas desgastadas.

- "É crime adulterar a quilometragem do carro", diz Santos. Olhe as revisões feitas no Manual do Proprietário. Na dúvida, peça ajuda para um mecânico de sua confiança.

Fica a dica!

- Confira a documentação do veículo - se há multas pendentes, IPVA atrasado ou alguma restrição. Um despachante ou o Detran podem ajudar.

- Segundo Fernando Masetti, gerente de varejo da Dekra, fornecedora de serviços para o setor automobilístico, nunca gaste mais de 5% do valor de compra do carro com reparos. Se o veículo custa R$ 30 mil, os reparos podem totalizar até R$ 1,5 mil.

- Segundo Santos, as revendedoras são obrigadas a dar três meses de garantia na venda do usado.



(texto publicado na revista Viva! Mais nº 788 - 7 de novembro de 2014)






Nenhum comentário:

Postar um comentário