Engana-se quem pensa que apenas a alimentação incorreta e a prática de demais hábitos pouco saudáveis são responsáveis por prejudicar a imunidade. Problemas como o estresse, a ansiedade e outros distúrbios psicológicos também têm a sua parcela de responsabilidade quando a imunidade não está tão alta como deveria. "É verdade que em casos de estresse crônico os hormônios liberados modificam a resposta imunológica. O aumento do cortisol age como inibidor do sistema imunológico. Em excesso, ele pode suprimir as funções de defesa, sendo que, em quantidade insuficiente, pode provocar inflamações, alergias e doenças autoimunes", conta a terapeuta e coach Erica Aidar.
Controlando as emoções
Fatores psicológicos influenciam em vários aspectos da saúde, e isto inclui o sistema imunológico. Por isso, para quem está com os nervos à flor da pele, é necessário adotar algumas medidas essenciais para que a saúde como um todo não sofra as consequências. "A interação entre o cérebro e o sistema imunológico confirma a estreita relação entre emoções e o ecossistema de defesa, e esta relação ocorre de duas formas: o cérebro influencia as reações do sistema imunológico e os anticorpos afetam as atividades cerebrais", completa a terapeuta.
O que é somatização?
Trata-se de problemas desencadeados de origens emocionais e que a medicina não consegue explicar de onde surgem as sensações. São muitos os sintomas físicos que provêm da somatização. "O estresse crônico e ansiedade geram sintomas físicos, que chamamos de reações psicossomáticas. Para citar as mais frequentes, podemos falar de dores de cabeça, dores estomacais, taquicardia, sensação de falta de ar, queda de cabelos e problemas dermatológicos (como psoríase, dermatites e alergias). Nos casos mais severos há a maior propensão ao aparecimento de tumores benignos e malignos", completa Erica. Para agir contra esses problemas, é preciso deixar o nervosismo de lado e adotar um estilo de vida mais tranquilo, como vemos a seguir.
Top 10: imunidade em alta
Ainda segundo a terapeuta, algumas atividades simples podem ser tomadas para que o sistema imunológico aja com total eficiência. Essas ações são práticas, que promovem o bem-estar da mente e influenciam na saúde do corpo. "Maus hábitos como falta de exercícios físicos, isolamento social, pensamentos de derrota e tristeza, desconfiança generalizada, por exemplo, podem e devem ser substituídos por uma rotina saudável de exercícios, a busca por contatos sociais agradáveis e atividades que gerem prazer", garante. Confira 10 ideias de como levar a vida de uma forma mais tranquila e insira-as na rotina!
1- Respire
Seja com a ajuda de um professor de ioga ou sozinho, esta prática tende a render muitos frutos positivos para a mente. "Hoje sabemos da influência da respiração adequada para o controle do estresse e da ansiedade, então, faça questão de respirar bem, cuide de problemas respiratórios com seu médico de confiança e entenda o ato de respirar como algo que deve estar no topo das suas preocupações de saúde", salienta Erica.
2- Não leve a vida tão a sério
Preocupar-se demais traz efeitos negativos à saúde. Estar com o corpo e a mente leve é uma iniciativa saudável que deve ser praticada diariamente. "Seja leve! Releve! Se problemas de trabalho, família ou de casal estão em um nível o qual não dá mais para relevar, busque urgentemente ajuda de um psicólogo, para que você possa se reposicionar, aprendendo a usar novas e mais eficientes ferramentas para lidar com o estresse crônico e a ansiedade", aconselha a terapeuta.
3 - Aprecie artes
Fugir da rotina de vez enquanto faz muito bem. Respirar novos ares, conhecer pessoas novas e fazer novas amizades é sempre positivo. "O contato com a arte e o belo pode gerar grande bem-estar e relaxamento, por isso, incluir cinema, teatro, exposições e museus na agenda são atitudes positivas que melhorarão o estado geral do paciente estressado ansioso", sugere Erica.
4 - Abrace mais
O contato físico traz incontáveis benefícios para a estabilidade emocional. "Abrace, beije, namore: o contato íntimo com outro ser humano disposto a trocar afeto e prazer é um santo remédio para desestressar e relaxar", explica Erica.
5 - Agradeça
Já parou para reconhecer, apreciar e agradecer por todas as conquistas obtidas até então? Pois essa atitude deve ser feita diariamente. "Seja grato: acostume-se a listar mentalmente os acontecimentos, sentimentos e sensações positivas presentes em sua vida", diz a terapeuta.
6 - Abandone o sedentarismo
Levar uma rotina mais ativa ocupa a mente, alivia o estresse e, de quebra, ajuda a manter o corpo em forma. "Por fim, seja ativo na busca de bem-estar e saúde, procure ajuda especializada nesta empreitada e sua qualidade de vida inevitavelmente melhorará", indica a terapeuta.
7 - Tenha um bichinho de estimação
O contato direto com esses companheiros é uma atividade que estimula a mente, traz prazer e mais alegria para a rotina. "Se você gosta de animais, saiba que a relação com eles tem um efeito muito positivo no controle do estresse e da ansiedade", confirma a terapeuta.
8 - Plante
Além de ser uma atividade estimulante, plantar é uma atitude muito útil para o dia a dia! Ter especiarias fresquinhas sempre à mão para fazer chás ou usar como temperos traz praticidade ao dia a dia. "Ponha a mão na terra! Cultive um jardim, pode ser um vasinho, um canteiro, qualquer coisa que possibilite a interação com uma planta. Há estudos que comprovam os efeitos relaxantes desta atividade", explica Erica.
9 - Permita-se
Compre um perfume com uma essência diferente daquela que costuma usar, coloque roupas com cores mais alegres e ouse um pouco mais no visual. Isto certamente acarretará mudanças positivas não só por fora, mas também nos sentimentos interiores. "Aromas e cores também influenciam nosso humor, por isso busque usar cores alegres e que geram sentimentos e lembranças positivas, eleja aromas que remetam à boas recordações e positividade e acrescente mais cor e perfume à rotina", aconselha Erica.
10 - Ouça mais músicas
Nada de melancolia: escolha canções alegres, cante junto e sinta os resultados positivos pouco a pouco no dia a dia. "Hoje está comprovada a interferência da música sobre o bem-estar, por isso, capriche na playlist e inclua músicas relaxantes, alegres e motivadoras ao seu dia, inclusive na rotina de exercícios e nos momentos desagradáveis de trânsito", finaliza a terapeuta.
(texto publicado na revista Aumente sua imunidade nº 1 - ano 1 - 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário