domingo, 22 de fevereiro de 2015

9 Enzimas Para Melhorar a Digestão e Combater a Dispepsia


Eis as 9 enzimas digestivas:

- Papaína - enzima proteolítica com ação anti-inflamatória. Auxilia na digestão de proteínas em pacientes com dispepsia crônica e gastrite.

- Betaína - atua nas desordens do fígado e gastrointestinais. A betaína aumenta a retenção hídrica celular, além de proteger as enzimas intracelulares da desnaturação induzida por alta temperatura ou osmolaridade. Especula-se que a betaína contribui para a síntese de creatina no músculo esquelético.

- Pancreatina - enzima pancreática. Importante na insuficiência pancreática, dispepsia, pancreatite e esteatorreia.

- Amilase - enzima responsável pela hidrólise de polissacarídeos. Facilita e acelera a digestão do amido, gorduras e proteínas. Desta forma pode aumentar a utilização dos alimentos pelo corpo e ser utilizada no tratamento da deficiência de secreção do suco pancreático e nas inflamações crônicas do pâncreas.

- Bromelina - atua como anti-inflamatório, pois age na síntese de prostaglandinas; anti edema, pois reduz a bradicinina sérica e efeito inibidor da coagulação, aumentando a atividade fibrinolítica e síntese de fibrinogênio. É indicada na presença de tumores, moduladora do sistema imunológico, mucolítica, potencializadora de antibióticos, digestiva, na redução da incidência de infarto coronariano.

- Protease - enzima secretada pelo pâncreas que participa da degradação das proteínas, resultantes da ação da pepsina gástrica. A protease é secretada na forma de pró-enzima e é ativada pelo suco intestinal.

- Lipase - responsável pela quebra e absorção das gorduras no intestino. Utilizado na indigestão, deficiência de enzimas pancreáticas, fibrose cística, doença celíaca. Seu uso não deve ser concomitante ao do Cloridrato de betaína ou Ácido clorídrico, pois causaria a destruição da Lipase.

- Lactase - enzima responsável pela hidrólise da lactose, glicose e galactose. Sua deficiência ou ausência de produção (alactasia, intolerância à lactose) inviabilizam a digestão da lactose que, ao chegar ao intestino grosso, origina diarreia fermentativa, flatulência e outros transtornos digestivos.

- Pepsina - esta enzima é ativada pelo suco gástrico e age na quebra de algumas ligações peptídicas ainda no estômago, liberando moléculas de menor tamanho para posterior absorção no intestino.





Nenhum comentário:

Postar um comentário