Se você possui olhos azuis, sinta-se especial! Pois você é descendente de um único humano. Um estudo feito pelo dinamarquês Hans Eiberg (que percorreu países como Turquia, Jordânia e Dinamarca para estudar a cor azulada dos olhos) descobriu que uma única mutação genética deu origem à pigmentação.
Essa mutação ocorreu próximo ao mar Negro, por volta de sete milênios atrás, e foi passando de geração em geração. Talvez isto explique a grande concentração de olhos azuis na Europa e, em especial, no leste europeu. "Uma mutação genética afetando o gene OCA2 em nossos cromossomos resultou na criação de um "interruptor", que literalmente 'desligou' a habilidade de produzir olhos castanhos', explica o pesquisador.
Talvez você já tenha ouvido falar na melanina, o pigmento que regula as cores da pele, dos cabelos e dos olhos de mamíferos. Existe um "interruptor" que bloqueia a criação de melanina, mas neste caso ele bloqueou por completo, limitando sua presença a pequenas quantidades e dando origem aos olhos azuis.
Originalmente, antes da mutação no gene OCA2, a humanidade toda tinha olhos castanhos. Qual não deve ter sido a surpresa de nossos ancestrais ao admirar, pela primeira vez, a beleza de um olhar azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário