terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Combata a retenção de líquidos em um mês (Melhor com Saúde)


A retenção de líquidos é capaz de acabar com o humor de qualquer um. Ela faz com que nos sintomas lentos, inchados e com menos disposição, além de causar desconforto e irritação.

Quando estamos tentando emagrecer, a retenção causa efeitos ainda piores, já que impede que vejamos nosso progresso de perda de peso, "escondido" embaixo do inchaço, principalmente na região abdominal, onde menos queremos vê-lo.

Causas da retenção de líquidos

Todos sofrem com a retenção em algum momento da vida, mas há alguns fatores que são os principais responsáveis por causar este problema:

- Ficar de pé por um longo período de tempo. Por esse motivo, pessoas que trabalham nessa posição o dia inteiro devem tomar cuidado redobrado com a retenção.

- A gravidez, pois ela libera hormônios que encorajam o organismo a reter fluídos em excesso.

- Efeitos colaterais da pílula anticoncepcional.

- Deficiência de alguns nutrientes específicos, como quantidade insuficiente de proteínas ou vitamina B na dieta.

- Consumo exagerado de sal refinado e alimentos processados.

- Medicamentos, incluindo remédios para pressão alta, corticoides e algumas medicações anti-inflamatórias.

- Insuficiência venosa crônica (válvulas enfraquecidas nas veias das pernas).

Como acabar com a retenção de líquidos

Manter uma dieta saudável e balanceada é a melhor maneira de combater a retenção de líquidos, mas existem alguns alimentos específicos que ajudam a reduzir ainda mais o inchaço e outros que devem ser evitados a qualquer custo, pois somente pioram o problema.

Veja aqui algumas dicas de como reduzir de forma significativa a retenção em apenas um mês.

Beba mais água

Pode até parecer ilógico, mas a melhor forma de diminuir a retenção de água é bebendo bastante água. Quando o corpo está bem hidratado, ele retém menos fluídos para balancear os níveis de sódio no organismo.

Além disso, uma maior quantidade de líquidos ajuda a eliminar toxinas indesejáveis, portanto tente beber entre 2 e 3 litros de água todos os dias.

Alimentos ricos em potássio e vitamina B

O potássio e a vitamina B funcionam como diuréticos naturais, ajudando a reduzir a retenção de líquidos. Eles também contribuem para estabilizar os níveis de sódio no corpo.

Para obter os benefícios, inclua na dieta alimentos como a banana, água de coco, pera, mamão papaia e frutas cítricas como a laranja e o abacaxi.

Chá de dente-de-leão

Esta erva é rica em nutrientes como vitamina A, vitamina C, ferro e potássio, além de ter propriedades diuréticas que ajudam a diminuir a retenção. Tome um chá entre as refeições, ou antes de dormir para potencializar os efeitos e eliminar os fluídos indesejáveis.

Evite alimentos ricos em sódio

O sódio é o principal vilão na luta contra a retenção de líquidos. Quando consumimos sódio em excesso, nossos rins retêm mais água para tentar diluí-lo e retornar os níveis desta substância à normalidade. Além de reter fluídos, altos níveis de sódio podem até provocar um aumento da pressão sanguínea.

Fique longe do sal refinado, que é basicamente cloreto de sódio puro. Use ervas naturais e sal marinho para cozinhar e temperar os alimentos. Evite também carnes processadas, comidas congeladas e enlatadas.

Reduza o consumo de café e álcool

O café e o álcool são bebidas que desidratam, e portanto podem aumentar a retenção de líquidos, já que o corpo irá reter mais fluídos tentando balancear os níveis de hidratação.

Evite qualquer bebida que contenha cafeína, como refrigerantes, chás e energéticos, já que eles causam o mesmo efeito.

Aumente o consumo de proteínas

A deficiência de proteínas pode ser um dos fatores que causa a retenção de líquidos. Ingerir mais proteína encoraja o organismo a eliminar os fluídos em excesso, portanto aposte em fontes de proteína magra como frango, peixes e ovos.

Aposte em alimentos ricos em cálcio e magnésio

Estes dois minerais são armas fundamentais na batalha contra a retenção de líquidos. Eles atuam como diuréticos naturais e ajudam a eliminar os fluídos em excesso, reduzindo a sensação de inchaço.

Invista em fontes de cálcio como o leite e o iogurte, e obtenha o magnésio em vegetais verdes como o espinafre, feijão e lentilha, amêndoas e nozes.

Livre-se já da retenção de líquidos

Mantendo uma dieta saudável e seguindo estas recomendações por um período de 30 dias, certamente você notará uma mudança drástica nos níveis de retenção de líquidos, inchaço e desconforto, e terá mais disposição e energia para lidar com as tarefas do dia-a-dia.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário