sábado, 21 de fevereiro de 2015

Evite o congestionamento! - Alice Ramos, com a consultoria do cardiologista Marco Antônio de Mattos


Manter uma boa circulação sanguínea é essencial para evitar problemas como varizes e trombose

O corpo necessita que oxigênio e nutrientes cheguem a todas as partes para funcionar corretamente. Para isso, o sangue atua como um meio de transporte, levando-os a todo o lugar por meio de veias e artérias.

Contudo, se esse meio de transporte começar a ter dificuldades para circular, não só os vasos sanguíneos, mas também o organismo inteiro, podem sofrer com o surgimento de problemas circulatórios, como varizes e trombose.

Vasos dilatados

Varizes são veias dilatadas, tortuosas e de coloração púrpuro-azulada que se desenvolvem sob a superfície da pele. Podem variar de tamanho e atingem, normalmente, os membros inferiores, como pés, pernas e coxas.

Elas surgem porque as veias - vasos sanguíneos cuja função é levar o sangue de volta ao coração - possuem estruturas chamadas válvulas, que, ao se abrirem, empurram o sangue para cima como uma espécie de bomba e logo após se fecham para que ele não retorne. "Porém, com a idade, ou devido a fatores hereditários, as válvulas não se fecham adequadamente e o sangue retorna, ficando estagnado no interior das veias e provocando as varizes", explica o cardiologista Marco Antônio de Mattos.

Alguns dos sintomas mais frequentes das varizes:

- Queimação recorrente nas pernas e nas plantas dos pés.

- Inchaços ao final do dia, especialmente nos tornozelos.

- Coceiras ou pruridos.

- Sensação de peso nas pernas.

Mulheres são mais afetadas

Segundo Marco Antônio, as mulheres são mais propensas a terem varizes, uma vez que a progesterona (hormônio feminino) favorece a dilatação das veias. Como na gravidez a descarga de hormônios é maior, as gestantes têm ainda mais chance de desenvolver o problema.

Pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de São Paulo (USP) mostrou que mulheres que usam salto alto também têm tendência ao surgimento de varizes. De acordo com o estudo, o salto alto faz com que a panturrilha não consiga bombear totalmente o sangue de volta ao coração, sobrando um volume residual nas pernas que pode causar a dilatação das veias. Além disso, o uso contínuo e prolongado da pílula anticoncepcional também pode provocar retenção de líquidos e alargamento dos vasos. "Outros fatores de risco para o desenvolvimento de varizes são hereditariedade, tabagismo, obesidade, traumatismo local e sedentarismo", indica o cardiologista.

A boa notícia é que o problema possui tratamento. Para eliminar as microvarizes ou os chamados "vasinhos", o recomendado é a aplicação de injeções cujas substâncias expulsam o sangue para as veias normais e fecham as dilatadas. Já para as varizes de maior porte, o ideal é a cirurgia, que retira os vasos dilatados sem danificar a circulação.

Infelizmente, se as varizes estiverem em estado grave e/ou não forem tratadas, pode ocorrer uma inflamação, causando a chamada trombose.

Coágulo perigoso

Trombose é uma doença na qual a formação de coágulos de sangue (trombos) provoca inflamação e obstrução das veias sanguíneas. É dividida em dois tipos: a tromboflebite, que ocorre em veias superficiais do corpo, logo abaixo da pele; e trombose venosa profunda (TVP), que se forma em veias do interior do músculo e pode causar outras complicações, como a embolia pulmonar - que acontece quando o coágulo se desloca até o pulmão, bloqueando uma artéria.

Entre seus sintomas estão dor, inchaço, vermelhidão, endurecimento da pele e aumento da temperatura no local afetado. Porém, em alguns casos, pode ser assintomática, ou seja, não manifestar nenhum sintoma.

Além das varizes, a trombose também pode ser causada por longos períodos de imobilidade (como internações hospitalares), dificuldade de se movimentar em viagens longas e apertadas (ônibus e avião), uso de anticoncepcional, tabagismo, reposição hormonal e cirurgia. Predisposição genética, idade avançada, obesidade e colesterol alto também são fatores de risco.

Os tratamentos para o problema incluem medicamentos orais, anticoagulantes e cirurgias, e devem ser indicados por um especialista. Entretanto, é bom lembrar que a prevenção é sempre melhor que o tratamento.

Previna-se!

Antes de sofrer com as dificuldades causadas por deficiências circulatórias, veja como alguma medidas simples podem ajudar a prevenir e evitar o agravamento do problema:

- Evite ficar em pé ou sentado na mesma posição por muito tempo. Fazer intervalos para andar ou movimentar-se pode ser uma solução.

- Pratique exercícios físicos regularmente. Além de estimular a circulação sanguínea, combate a obesidade.

- Procure levantar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos, ao longo do dia. Isso facilita o retorno do sangue ao centro do corpo.

- Diminua o nível de colesterol, evitando alimentos que possuem gorduras saturadas e trans, como produtos industrializados, carnes bovinas gordas, pele de aves, leite integral, entre outros.

- Pare de fumar e consuma bebidas alcoólicas com moderação.

- Procure saber se pertence ao grupo de risco. Quanto mais cedo medidas preventivas forem adotadas, melhor.



(texto publicado na revista Guia do Coração Saudável - Você Saudável - nº 55 -ano 5 - 2015)















Nenhum comentário:

Postar um comentário