sábado, 1 de novembro de 2014

5 coisas sobre...varizes - Samantha Cerquetani


O problema ocorre quando as válvulas não funcionam, causando deformações nas pernas em grávidas, obesos e em pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentados

1) O que é?

As varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem nas pernas. Elas possuem válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Mas, às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias, causando deformações nos membros inferiores. O problema ocorre em pessoas com predisposição genética e são mais comuns em mulheres. Além disso, pessoas mais velhas também têm mais varizes porque com a idade é comum que aconteça um processo degenerativo dos vasos sanguíneos. As grávidas e os obesos também têm predisposição à doença por causa das ações dos hormônios e pela alteração de volume sanguíneo dentro das veias. Aparecem ainda com frequência em indivíduos que trabalham longos períodos em pé ou que fiquem sentados com as pernas pendentes.

2) Sintomas

Os principais sintomas são: sensação de peso nas pernas, queimação, formigamentos, edema persistente nos tornozelos e pés, cãibras noturnas, coceiras na região e alterações na sensibilidade da pele. Em casos mais graves, os indivíduos podem apresentar manchas escuras nas pernas e pés (hiperpigmentação), lesões descamativas e úlceras. Os desconfortos são mais comuns durante o dia e em temperaturas elevadas são mais intensos.

3) Diagnóstico

O médico chegará ao diagnóstico por meio de coleta das queixas do paciente, análise clínica e exames físicos dos membros inferiores. Também pode ser realizado um exame de ultrassom do sistema venoso das pernas para uma avaliação mais detalhada da anatomia e funcionamento das veias.

4) Prevenção

Como a hereditariedade é o principal causador das varizes, os especialistas recomendam evitar alguns fatores de risco para controlar a doença. Por isso, evite ficar por muito tempo em pé ou sentado, e é importante elevar os membros inferiores sempre que possível e praticar exercícios regularmente. Para as grávidas, recomenda-se usar meias elásticas.

5) Tratamento

O tratamento pode ser clínico (por meio de medicamentos e compressão elástica) ou cirúrgico, dependendo do caso. Os remédios visam melhorar o tônus muscular e a compressão elástica pode ser realizada por meio de meias e ataduras. Também podem ser aplicadas injeções diretamente na veia ou laser em varizes menores. Há ainda a opção de cirurgia, em situações mais graves. Por ser uma doença progressiva, é aconselhável procura um especialista o mais rápido possível para tratar corretamente e evitar complicações.

Como elas se desenvolvem?

As veias levam o sangue ao coração, impulsionado pela bomba muscular das panturrilhas. Aqui, as válvulas impedem seu retorno para as extremidades. Quando não funcionam bem, há um aumento de sangue dentro das veias, e assim elas dilatam e causam dores.




(texto publicado na revista VivaSaúde nº 106)








Nenhum comentário:

Postar um comentário