sábado, 1 de novembro de 2014

De olho no diagnóstico - Paula Santana


Saiba diferenciar quando o cansaço é resultado de um dia exaustivo ou o sintoma de alguma doença

O cansaço pode ser o sintoma inicial de inúmeras doenças. Porém, é preciso ter atenção para que a tão conhecida "fadiga" não seja confundida com diagnósticos precoces, que trazem preocupações acerca da saúde e do bem-estar. Certamente, levar uma vida sedentária ou consumir alimentos excessivamente gordurosos e pobres nutricionalmente é o pontapé inicial para sentir indisposição de sobra e fazer com que as atividades rotineiras sejam prejudicadas. Deixar de passar com o cachorro, pular aquela ida com os filhos ao parque no final da tarde ou perceber que o rendimento no trabalho já não é mais o mesmo pode ser o resultado de inúmeras causas. Por isso, investigar cada sintoma e procurar a ajuda de um profissional é essencial para descobrir a causa da indisposição.

Quando investigar?

É preciso estar sempre atento quanto aos sintomas que vêm juntamente ao cansaço. Se a falta de disposição torna-se algo rotineiro, é preciso começar a prestar mais atenção nas sensações. "O cansaço pode ser considerado normal quando se manifesta em situações que geralmente causam cansaço naquela pessoa", explica o clínico geral e professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Camiz. Ou seja, se ao final de um longo dia de trabalho ou ao término de uma maratona de exercícios na academia o cansaço se manifestava diariamente, quer dizer que está em suas proporções normais. Porém, sempre que há uma mudança considerável no padrão habitual da rotina que a pessoa levava anteriormente, a investigação deve ser apurada.

Principais sintomas

Se as atividades do dia a dia não são feitas com a mesma facilidade de antes ou quando uma simples caminhada resulta em uma crise de falta de ar, alguma coisa está errada está acontecendo com o corpo. Se este for o caso, chegou o momento de procurar um médico e iniciar aquele check-up essencial para a manutenção da saúde. "Será preciso fazer um exame clínico detalhado. A partir daí deve-se direcionar a investigação com exames complementares, sejam eles laboratoriais ou de imagem", completa o clínico geral. É importante não permitir que os efeitos negativos se prolonguem, pois quanto mais cedo vier o diagnóstico, melhor e mais extensa será a qualidade de vida do paciente.

Cansaço comum x crônico

Os sintomas são parecidos, por isso é preciso entender a diferença existente entre os dois. "Cansaço crônico é algo que vem se manifestando há um certo tempo, - semanas ou meses. Em geral ele é relacionado a alguma doença. Já o comum é aquele que se manifesta em situações que antes já causariam cansaço", exemplifica Paulo. Por isso, é necessário observar detalhadamente as reações do corpo na rotina, a fim de facilitar o possível diagnóstico.

Causas possíveis

O cansaço rotineiro pode ser o sintoma de alguns problemas de saúde. Confira alguns possíveis resultados da falta de disposição:

- Ansiedade
- Anemia
- Apneia (distúrbio do sono)
- Estresse
- Insuficiência cardíaca

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope), 98% da população apresentam algum tipo de cansaço durante o dia. Dentre os resultados causados por este número tão alto estão a falta de vontade de prosseguir com atividades rotineiras, o abandono de certos deveres e até mesmo a escolha de passar um longo tempo descansando em vez de iniciar os afazeres pendentes.




(texto publicado na revista Vença o Cansaço! nº 1 - ano 1 - 2014)









Nenhum comentário:

Postar um comentário