Guarde a couve de forma correta e tenha a verdura fresquinha por mais tempo
Com os preços sempre em alta, quem não quer economizar e ter os alimentos frescos por mais tempo na geladeira? Foi pensando nisso que a nutricionista Mariele Marcato elaborou dica que vão ajudar você a preservar a boa qualidade da couve!
Fresquinha por tempo prolongado
Para preservar as propriedades da hortaliça por um tempo maior, é indicado guardá-la lavada, bem seca e deixá-la em um recipiente com tampa. Assim, ela pode durar na geladeira até sete dias. Para um tempo maior, a outra opção é realizar o congelamento da hortaliça. "Para realizar este processo, a folha precisa passar por uma espécie de choque térmico que consiste em jogar a folha em água quente por alguns segundos e depois jogar em água gelada", ensina Mariele. No freezer, a couve pode durar até seis meses. Mas, se a intenção é consumir crua, por exemplo, este não é o procedimento mais indicado. A nutricionista ensina que após o congelamento, a consistência da hortaliça é modificada. Apesar de a folha da couve ter a aparência mais resistente, ela é uma verdura que amarela facilmente. Portanto, conservá-la de forma correta é primordial! A profissional também indica guardar a couve em um recipiente próprio, para assim, ela conservar suas propriedades por mais tempo!
Como limpar
Além de guardar corretamente, é fundamental que a verdura seja lavada do modo certo. Aprenda a fazer: primeiro, devem ser retiradas as sujeiras maiores presentes na couve. Logo após, o ideal é deixá-la em imersão em algum produto específico para desinfecção de verduras e frutas - não esqueça de seguir as orientações do fabricante - e, depois, enxague em água corrente.
Conserve o suco de couve!
Agora não existem mais desculpas. Mesmo quem sofre com a falta de tempo pode aproveitar as maravilhas do suco d couve e ficar com a saúde em dia. Os cubos de gelo com a couve são fáceis de serem feitos e garantem que as propriedades sejam conservadas. Para preparar, é necessário bater no liquidificador a couve já limpa, sem os talos, com água suficiente para cobrir as folhas. "Essa 'pasta' não deve ser nem muito grossa, nem muito rala. Em seguida, é só colocar o preparo nas forminhas e congelar", ensina a nutricionista.
Saiba como conservar outros alimentos
Rúcula: deixe a verdura em água fria por um tempo curto e depois seque. Em seguida, guarde em um recipiente sem tampa.
Beterraba: corte a 'cabeça' da beterraba, mas não tire suas folhas que são ricas em nutrientes. Lave, guarde em um local destampado coberto com uma toalha úmida.
Repolho: não é uma verdura que dura muito tempo - geralmente, apenas sete dias. Mas, para que ele permaneça intacto, é preciso deixá-lo em uma tigela sem as folhas externas, que murcham mais rapidamente.
Espinafre: guarde em um recipiente aberto, preferencialmente na gaveta da geladeira.
Brócolis: deixe na geladeira em uma vasilha sem tampa.
Cenoura: para durar mais tempo, corte as pontas e deixe em um recipiente fechado.
(texto publicado na revista Os milagres da couve)
Nenhum comentário:
Postar um comentário