Você não precisa jogar nada - nada mesmo - fora! Saiba como aproveitar e resgatar alimentos de forma criativa
1) Aperitivo
Preparou um purê de batas? Então, guarde bem todas as cascas. Elas são uma ótima opção para oferecer como aperitivo. Basta levá-las ao forno para assar e servir.
2) Salve o tomate
Não despreze o tomate mole. Há um jeito de fazê-lo ficar durinho de novo. Como? Deixe-o de molho na água fria ou gelada por 15 minutos. Pronto, ele ficará resistente e fácil de cortar.
3) Tutu delícia
Transforme a sobra de feijão em tutu. Bata os restos do liquidificador. Depois, refogue com alho, cebola e bacon picado. Acrescente farinha de mandioca torrada para engrossar. Hummmmm!
4) Dê um jeito no pão duro
Para o pão francês amanhecido ganhar crocância de novo, umedeça-o com água ou leite e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Ele ficará fresquinho como se tivesse chegado da padaria!
5) Supercaroço
Sozinha, quem come um abacate inteiro? Consuma metade e guarde a outra parte co o caroço. "Assim, você diminui o risco dela estragar com rapidez", ensina a nutricionista Fernanda Machado Soares.
6) Santo papel-filme
Embale a metade do limão não utilizada em papel-filme. "Para preservar as propriedades nutricionais, coloque-o na parte de baixo da geladeira", diz Fernanda.
7) De casca a suco
Lugar de casca de fruta é no... liquidificador! Algumas - como as da goiaba, abacaxi e maçã - podem virar deliciosos sucos. Bata com água e açúcar e já está pronto para beber.
8) O amigo das frutas
Satisfeita após um pedaço de fruta? "Para evitar que ela escureça por já estar partida, pingue algumas gotas de limão sobre ela e leve à geladeira", aconselha Fernanda.
9) Farofa doce
Os restos de bolachas e biscoitos podem se transformar em uma deliciosa farofa doce. Você só precisa triturá-los no liquidificador ou mixer e despejar no seu sabor de sorvete predileto.
10) Nova versão
Aquele único bife que ninguém comeu pode ser desfiado e servir como ingrediente para torta, sanduíche ou até mesmo uma sopinha de legumes com pedacinhos de carne. Bom apetite!
(texto publicado na revista Viva! Mais nº 790 - 21 de novembro de 2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário