sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Glúten o vilão da vez - Fabiane Vanucia


Quando o assunto é moda não bastam as tendências das roupas, cabelos e unhas, estamos prontos para obedecer também comportamentos, como os hábitos alimentares. E na corrida para ficar em forma, vale  tudo, até tirar nutrientes importantes da alimentação. Basta sair na mídia que determinado alimento não faz bem, para que ele seja banido do cardápio de alguns. Chegou a vez do glúten.

Está na moda dizer que tudo o que contém glúten faz mal e engorda. A nutricionista Fabiane Vanucia comenta que "o glúten está passando por "terrorismo nutricional". Alguns artistas tiraram da alimentação, provocando uma comoção na sociedade."

O glúten é uma proteína existente em alguns cereais e é responsável por dar leveza às preparações. Está presente na farinha de trigo e derivados, centeio e cevada, portanto em alimentos calóricos como pães, bolos, biscoitos e cerveja. Se a pessoa corta tais alimentos do cardápio e substitui por outros de baixa caloria, provavelmente emagrece.

A nutricionista explica que o glúten pode fazer mal ao celíaco, portador de uma doença relacionada ao intestino. O celíaco não pode consumir nada que tenha glúten, por isso temos a legislação que obriga que todos os rótulos de produtos informem se contém ou não esta proteína. Há também pessoas que desenvolvem hipersensibilidade aos componentes, apresentando diarreia, desconforto abdominal, dermatites e doenças autoimunes.

"Se a pessoa percebe que tem algum sintoma relacionado a ingestão do glúten, deve procurar um profissional capacitado para fazer um diagnóstico nutricional e também um médico para a realização de alguns exames específicos. Se for celíaca, deve retirá-lo totalmente da alimentação. Agora se a pessoa não apresenta nenhum sintoma relacionado ao glúten, não deve retirar apenas por questão de moda", explica Fabiane.

A nutricionista completa que o ideal é que não se coma esta proteína em todas as refeições. "Às vezes a pessoa consome alimentos com glúten o dia todo, desde o café da manhã, nos intervalos, no almoço com alguma preparação como panquecas, massas, no lanche da tarde um bolo e no jantar. Esse excesso de glúten pode deixar a alimentação menos equilibrada, com deficiência de vitaminas e minerais."



(texto publicado na revista Tudo nº 44 - setembro de 2014)











Nenhum comentário:

Postar um comentário