quinta-feira, 7 de abril de 2016

Como tratar as dores no joelho (Melhor com Saúde)


O gengibre pode nos ajudar a tratar os problemas musculares e as dores no joelho. Podemos acrescentá-lo aos nossos pratos, preparar uma infusão ou até aplicá-lo de forma tópica.

Costumamos pensar que as dores no joelho são mais comuns nos idosos ou nos atletas. No entanto, trata-se de uma condição que afeta todas as idades, profissões e atividades.

Ela pode começar repentinamente após fazermos um determinado movimento e, no começo, ser apenas um incômodo leve, mas que vai piorando com o tempo. Neste artigo iremos falar sobre como tratar as dores no joelho.

Causas das dores no joelho

O joelho é uma das articulações mais utilizadas e que deve suportar mais peso quando estamos de pé.

Com uma estrutura complexa e tendo uma função importante na locomoção, a articulação é sustentada por vários ligamentos. Os movimentos que realiza são: torção, flexão, estiramento e sustentação do corpo.

O desgaste natural pela idade aumenta o número de casos em pacientes com mais de 60 anos, ainda que ninguém esteja isento de sofrer com dores no joelho.

São muitas as razões pelas quais uma pessoa pode ter dores em um ou nos dois joelhos. Entre as mais comuns encontramos:

Sobrepeso e obesidade

Uso excessivo da articulação (por trabalho ou esporte)

Antecedentes de artrite na família

Idade

Cisto de Baker (inchaço na parte de trás do joelho)

Infecção nos ossos ou nas articulações

Doença de Osgood-Schlatter

Quando ocorre um uso exageradamente intenso dos joelhos, as dores podem ser decorrentes de:

Bursite

Deslocamento ou fratura da rótula

Síndrome da banda iliotibial

Dor na parte frontal do joelho (ao redor da rótula)

Ruptura de ligamentos

Rasgo na cartilagem ou ruptura de meniscos

Distensão muscular

Entorses

É possível prevenir as dores no joelho?

Se o passar do tempo ou os antecedentes familiares forem o problema, é claro que não poderemos fazer muito a respeito, já que se trata de algo “inevitável”. Entretanto, estas não são as únicas duas causas e vale a pena modificar certos hábitos se você quiser prevenir as dores no joelho. Algumas das mudanças na vida cotidiana são:

Aquecer os músculos antes de fazer exercícios

Alongar os músculos após ter terminado a rotina esportiva

Evitar correr na descida (melhor descer caminhando)

Andar de bicicleta

Reduzir a intensidade dos exercícios

Perder peso

Utilizar um sapato adequado que se ajuste bem e amortize o impacto

Evitar o uso excessivo de sapatos de salto alto

Não passar muitas horas em pé

Cuidados básicos para as dores no joelho

Se os sintomas começaram há pouco tempo e forem leves, algumas medidas tomadas a tempo podem reverter a situação. Por exemplo, é aconselhável:

Descansar mais

Evitar atividades ou movimentos que causem dores

Não carregar objetos pesados

Aplicar gelo todos os dias durante 15 minutos

Manter o joelho elevado enquanto assiste à televisão

Usar uma bandagem elástica das que podem ser compradas nas farmácias

Dormir com uma almofada sob o joelho

Consumir um anti-inflamatório suave se sentir necessidade

Remédios caseiros para as dores no joelho

Estes métodos naturais e que são preparados com ingredientes que você pode até ter em casa (ou podem ser adquiridos sem problemas) irão ajudar a reduzir os sintomas quando você sentir dor em um ou nos dois joelhos.

Não se esqueça de que, para casos graves, é preciso consultar um médico.

Frio

O gelo ou as compressas frias são perfeitas no caso de que a dor se deva a uma tendinite ou uma pancada, e sempre que houver uma inflamação.

Coloque alguns cubos de gelo em uma bolsa e aplique sobre o joelho por não mais do que 15 minutos seguidos.

Existe uma técnica associada a isso que inclui descanso, gelo, compressão e elevação da perna. Desta maneira você poderá evitar a pressão na área e irá reduzir a dor e o inchaço.

Azeite de oliva

Quando começarem as dores, você deve fazer massagens com algumas gotas de azeite de oliva. Os movimentos devem ser circulares.

A ideia é aumentar a temperatura da área e fazer com que o líquido entre na articulação para que possamos aproveitar as suas propriedades anti-inflamatórias e estimulantes para a circulação sanguínea.

Outra boa opção é o óleo de coco, já que desinflama a área e alivia as dores musculares. Neste caso é preciso usar meia xícara de óleo morno.

Vegetais anti-inflamatórios

O colorau é um dos melhores remédios externos para as dores articulares no joelho. Uma pequena quantidade é suficiente para evitar a irritação na pele. Basta passá-lo pela área afetada com um pouco de água.

Os outros vegetais com estas propriedades são o alho e a cebola. Em ambos os casos a aplicação é tópica. Corte uma cebola ou um dente de alho pela metade e esfregue-os na região afetada o mais vigorosamente possível.

Repolho

O repolho tem um grande poder anti-inflamatório. Sem dúvida, é um remédio para as dores no joelho que vale a pena experimentar.

Amasse algumas folhas com um pouco de água e aplique como se fosse um creme. Cubra com uma gaze e prenda com uma cinta elástica.

Troque o curativo duas vezes ao dia.

Especiarias

O gengibre tem a capacidade de aliviar o mal-estar muscular e tratar problemas articulares, principalmente no caso das pessoas que sofrem de osteoartrite. Outra das especiarias que podemos usar é a cúrcuma.

Em ambos os casos recomenda-se acrescentá-los aos pratos e até preparar um chá com gengibre ou um copo de leite morno com cúrcuma.

Ervas

São anti-inflamatórias e melhoram a circulação do sangue, por isso, são perfeitas para as dores no joelho.

Recomendamos especialmente o manjericão, a camomila e unha-de-gato para preparar suas infusões desde agora. Elas irão aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Referências



Nenhum comentário:

Postar um comentário