sexta-feira, 29 de abril de 2016

Madre Montserrat Del Pozo: "A estabilidade do professor sabota a educação" - Flávia Yuri Oshima


A educadora do Vaticano diz que o mestre tem de estar disposto a aprender todos os dias. E que um sistema em que o profissional ruim não pode ser demitido não tem como dar certo

Há 30 anos, a freira espanhola Montserrat Del Pozo recebeu a missão do Vaticano de investigar o que era feito de mais eficaz em educação no mundo.  Em escolas muito distintas, encontrou um problema comum: elas não formavam pessoas capazes de lidar com o mundo de forma autônoma. Aos adolescentes que saíam da escola, faltava capacidade de análise. Faltava autoestima e autoconhecimento. Ao longo de mais de sete anos de pesquisa, Montserrat desenhou uma pedagogia baseada no desenvolvimento da capacidade de análise e crítica da criança. Ela trabalhou ao lado do psicólogo americano Howard Gardner para implementar em sua pedagogia a teoria das múltiplas inteligências, criada por ele. Pessoalmente, a madre Montserrat é desconcertante. Por trás do sorriso alegre e do aspecto acolhedor, há uma educadora sagaz, inteligente e até agressiva quando fala das estratégias para ajudar a melhorar o ensino. A educação de hoje, diz ela, deve formar pessoas que viverão num mundo que nós ainda não sabemos como será. A autonomia e a visão crítica seriam a chave para isso. em 1994, madre Montserrat iniciou uma reforma na educação das escolas católicas sob a direção do Vaticano. Em 2000, o sistema de ensino que criou ganhou uma escola inteiramente baseada nele, o Colégio Montserrat (o mesmo nome é apenas uma coincidência), na Espanha. Mais de 50 escolas em vários locais do mundo seguem sua pedagogia. Madre Montserrat é filósofa pela Universidade da Pensilvânia e mestre em psicologia pela Universidade de Massachusetts, ambas nos Estados Unidos. Esteve no Brasil para um treinamento de professores no Colégio São Luiz, em São Paulo.

Época - A senhora prega uma pedagogia que incentiva o pensamento crítico, que necessariamente pede liberdade. A religião não se choca com essa liberdade?

Madre Montserrat Del Pozo - Quando me faz essa pergunta, você parte de um modelo preconcebido. Para entender que não há dicotomia, é preciso partir de uma das essências do cristianismo, que é ter uma visão crítica da sociedade. Jesus Cristo criticava abertamente os desmandos que iam contra a humanidade e a ética dos fariseus. Não podemos usar nossa crença como uma flecha contra o outro. Muitas vezes, me dizem, na própria Igreja, que sou demasiadamente aberta. Eu acredito que não seja uma questão de estar aberta ou fechada.  É uma questão de dignidade da pessoa humana. Todos têm o direito de refletir e fazer críticas independentemente do que minha crença diga. Num colégio católico, o respeito ao ser humano é fundamental. Para que esse respeito ocorra, temos de ser capazes de aceitar formas de pensar e viver muito distintas. Perguntaram-me na TV sobre qual é nossa posição em relação a famílias de homossexuais e de pais divorciados. Não há posição para ter. A dignidade das crianças e das famílias é a mesma, o respeito é o mesmo. Misericórdia cristã é o respeito mútuo vertical, não horizontal.

Época - Como se desenvolve o pensamento crítico do aluno?

Madre Montserrat - É preciso uma mudança sistêmica no colégio, que vise instaurar a reflexão crítica em todos os níveis da escola, da gestão ao aluno. Para isso, existe uma série de protocolos. Os resultados são instrumentos que transformam as aulas numa aula de pensamento. Quando isso se estabelece, não há como ter uma aula igual à outra. Na prática, isso se dá da seguinte forma: depois de cada novo aprendizado em qualquer disciplina - física, química, matemática ou história -, o aluno faz uma reflexão sobre o que aprendeu daquele momento, de que forma será feita a aplicação daquilo em sua vida ou em seu dia a dia na escola. Essa reflexão é posta em seu portfólio. Junto a isso, temos também uma discussão diária, na qual um dos alunos da turma tem 30 minutos para expor suas reflexões e questionamentos sobre questões éticas e humanas. Pegamos um tema que a criança estudou, como a aproximação diplomática entre Cuba e os Estados Unidos ou o assassinato de Osama Bin Laden. Nossa experiência mostra que esse é um exercício poderoso de desenvolvimento de pensamento crítico em relação a tudo o que se passa na escola - e na vida desse estudante.

Época - O professor está preparado para essa tarefa? 

Madre Montserrat - A formação é contínua. A própria dinâmica diária é um treinamento em curso. Trabalhei na formação de 6.012 professores. Em minha experiência, o indispensável é o professor estar disposto a sair da zona de conforto, do pedestal. A postura dele tem de ser a mesma do aluno: de estar disposto a aprender todos os dias e mudar de acordo com as necessidades que seus alunos apresentam. Isso é facilitado quando os professores percebem os resultados nos alunos e passam a sentir prazer, verdadeiramente, no ato de ensinar. Uma questão crítica ocorre quando o professor adota a postura de considerar os outros - os alunos, o sistema, a escola - como um problema. A resistência dos professores à mudança é o maior empecilho que uma escola pode enfrentar em qualquer mudança pedagógica. Em meus treinamentos, observei que 5 mil professores conseguiram mudar. Os demais não conseguiram ou não quiseram se desvencilhar dos padrões antigos.

Época - E o que fazer com o professor que não muda sua postura?

Madre Montserrat - Demita-o imediatamente. Pense nas crianças e não perca tempo. O professor é o núcleo da escola e da vida do aluno. Professores ruins devem sair.

Época - No Brasil, os professores da escola pública têm estabilidade de emprego. O que a senhora pensa disso? 

Madre Montserrat - Esse modelo não tem como funcionar. Não há como ter melhora no ensino se não podemos mudar os professores ruins. O mau professor sabota a qualidade do ensino. Em nossas escolas, o aluno escolhe um professor para ser seu tutor. O professor que não é escolhido por nenhum aluno é demitido. O raciocínio é simples: se em um ano dando aula para dezenas de crianças o professor não conquistou a confiança de nenhuma delas, não se conectou com elas, então ele não pode estar ali.Sou muito rigorosa com isso. Temos de ser objetivos. Não é porque um professor é uma pessoa amiga e querida na vida pessoal que ele deve ser poupado. Parece um absurdo, mas isso é algo amador que ocorre com muita frequência nas escolas. A criança vem primeiro. A cada ano que deixamos um professor ruim na sala de aula, prejudicamos dezenas de alunos.

Época - No Brasil, pesquisas mostram que crianças de mães com mais anos de educação se saem melhor na escola. É possível superar a diferença que essa e outras influências familiares têm nos segmentos mais pobres?

Madre Montserrat - Nossa obrigação como educadores é dar condições para que o aluno cultive o melhor de si dentro das condições em que vive. A criança deve ser comparada a ela mesma e a ninguém mais. Trabalhei na África, com comunidades miseráveis, e tenho convicção de que, se a criança tiver oportunidade, ela progredirá até chegar a seu rendimento máximo, mesmo em situações de miséria. Quando alcança esse desenvolvimento pleno (em relação a si mesma), a criança está apta a enfrentar qualquer realidade porque desabrochou em suas potencialidades. Sua autonomia e sua autoestima estão despertas. Muitos alunos inteligentes, com vida confortável e boa base, não chegam ao melhor de si mesmos e, por isso, não descobrem a autonomia que podem ter perante o mundo.

Época - Qual sua opinião sobre o ensino das emoções na escola?

Madre Montserrat - Quando se tem um professor capaz de pensar no aluno, a educação socioemocional se dá naturalmente a todo momento - porque esse professor o ajudará a lidar com dificuldades, com perdas e com seus limites.

Época - O que a senhora pensa da internet na educação? Como ensinar a criança a selecionar o que é confiável ou não na internet?

Madre Montserrat - Minha experiência diz que a internet é uma fonte de aprendizagem para os alunos, ao mesmo tempo que é também uma fonte de vícios. Não se deve proibir o acesso à internet na escola ou em casa. Eu, como educadora, tenho de ser capaz de garantir que o aluno não se conecte a conteúdos nocivos na escola. A educação é a ferramenta para isso. Temos de formar um cidadão digital. Essa é a tarefa que temos. Negá-la, enquanto professores ou pais, não é uma opção. A questão não é proibir conteúdos. Mas, sim, mostrar os riscos que cada ação do aluno traz. É o aluno, por fim, que tomará a decisão de como agir na web. Caso se comporte mal, ele deve ser punido de alguma forma - ficando sem internet por um tempo ou seja o que for. Ele tem de responder por seus atos. É assim que uma sociedade justa funciona.


(texto publicado na revista Época nº 930 - 11 de abril de 2016)

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