terça-feira, 26 de abril de 2016

Sono, uma fonte de energia essencial para as corridas - Miguel Sarkis


Dentre todas as necessidades essenciais e vitais dos seres humanos, há uma que se torna imprescindível pela sua condição reparadora. Estou falando das horas de sono.

Você é capaz de correr relativamente bem tendo se alimentado mal, porém, sem as horas de sono noturnas, muitas vezes, fica impossível sentir-se bem e dar continuidade aos treinamentos de corrida.

Quantas horas são necessárias? Alguma coisa em torno de 8 horas é uma quantidade coerente, afinal, a maioria dos seres humanos dorme esse período. Se não dormires oito, provavelmente dormirás 7, 6, nunca muito abaixo, para se sentir muito bem em seus treinos. Se você dorme mais que 8 horas, pode ser uma questão de ajuste de seu metabolismo, quando sua necessidade passa a ser um pouco maior.

E quando não se consegue dormir antes de um treino ou prova importante? O que fazer?

Em algumas situações, a noite de sono pode ser um problema para o corredor. Isso ocorre por que a pessoa está ansiosa e sentindo medo, angústia, ou até mesmo devido ao fuso horário em países estrangeiros.

Você vai participar de uma corrida, por exemplo, em Paris e se depara com um fuso horário de 5 horas para frente. Veja que, nestas condições, o horário local é 1800min, enquanto para seu organismo já serão 22h00min. Fica difícil, às vezes, negociar com seu organismo o sono, sendo que na realidade o dia ainda está claro e seus amigos estão ativos dentro dos programas da cidade.

O corpo precisa de descanso, porém, se você é uma pessoa que dorme muito bem e regularmente é possível administrar uma quebra de horário para uma situação inusitada como esta. Eu, enquanto atleta, por várias vezes experimentei situações de não conseguir dormir direito e no outro dia realizei uma ótima prova. Claro que cada pessoa é de um jeito e, apesar de exigir uma condição mais adequada, às vezes, é possível obter um resultado surpreendente.

Contando os carneirinhos

A expressão "contar os carneirinhos" é antiga. Sempre que não dormimos por ansiedade, podemos recorrer à essa técnica, pensando em coisas boas.

Se você acorda tenso, preocupado com o evento e não consegue relaxar para dormir, a princípio não deve tomar remédios, pois poderá alterar para pior os seus resultados.

Por outro lado, fica mais fácil se adaptar a um pensamento novo. Evite pensar em situações que geram insegurança. Tente introduzir pensamentos diferentes como as situações vividas ou desejadas de conforto, de bem estar, de alegrias, que auxiliem no controle da ansiedade. Geralmente estes novos pensamentos permitem se desligar dos pensamentos tensos e a aproximação do sono surge novamente.

Neste raciocínio de sono e exercício físico, pode até ser que consiga manipular suas ansiedades e chegar à prática efetiva da corrida, até um ponto de total cansaço; o problema é que daí para diante, ficará cada vez mais difícil e desmotivador continuar a correr.

Pense nisso e tente modificar sua rotina do tão necessário sono noturno. Se você acreditar que é capaz de adicionar algumas horas de sono, aquela soneca à tarde logo depois do almoço poderá ser uma forte aliada.

Durma bem e corra melhor ainda. Você vai se surpreender.

Boas corridas.



(texto publicado na revista Bom Viver nº 4 - outubro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário